Unig inaugura escritório para prática profissional

Dr. Lubanco explica a importância da gestão integrada e da participação universitária nas questões nacionais
Davi de Castro/Jornal de Hoje

O diretor da Faculdade de Direito da Universidade Iguaçu (Unig), professor João Batista Barreto Lubanco, inaugurou na quarta-feira (30), às 14hs, a nova sede do Escritório de Assistência Jurídica (Esajur), situada na Rua Bernardino de Melo, nº 2075, no centro de Nova Iguaçu.
O setor, que atua como escritório de prática da advocacia para alunos da instituição, ganhou novas e modernas instalações, ampliação do número de salas e novos parceiros. Além disso, a partir desta data, passa a atuar de forma integrada para prática de outros cursos de graduação.
Na explanação, durante a abertura da inauguração, o Dr. João Lubanco disse que a classe universitária precisa participar das questões nacionais. “Não podemos deixar que esse país seja conduzido por pessoas sem capacidade moral”, frisou. Como autor do projeto de integração profissional para a Unig, ele lembra ainda o seguinte no vídeo de abertura: “O programa de prática profissional nesta Faculdade precisou ser reformulado, para se adaptar às exigências da sociedade moderna, apresentando características que o transformem numa efetiva ferramenta para desenvolver as habilidades profissionais”, destaca.
“Ao lado de um projeto pedagógico acadêmico – prossegue o texto de Lubanco – temos um espaço para repensar essas atividades práticas, porque a grade curricular permite adoção de disciplinas optativas e temáticas, além de Atividades Complementares, com o propósito não de torná-lo inacessível ao alunado, mas, ao contrário, no afã de robustecê-lo, incrementando tais atividades em favor do alunado”, justifica o diretor da faculdade de Direito, diante de um auditório lotado e com a presença de representantes de várias instituições.

Novo modelo integra mais cursos

Erinaldo Peixoto, André Monteiro, João Lubanco e o advogado e historiador José Luiz
Davi de Castro/Jornal de Hoje

O novo modelo de gestão, a partir desta data, vai além da prática da advocacia, oferecida de graça pela Unig, através da Esajur, desde que foi fundada em agosto de 1997, e passa a integrar novos cursos como Administração, RH, Logística, Comar (Comissão de Mediação e Arbitragem), Nesti (Núcleo de Estágio Integrado), Niap (Núcleo Integrado de Aprofundamento de Habilidades) e Unig Jr (modelo de empresa que também ajuda na prática profissional). Todos terão espaço para a prática profissional no mesmo local.
O setor ganha também novos parceiros, dentre eles o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Para professora de Direito Civil da Unig, Carmem Caroline, a prática profissional na Esajur ajudará o aluno a ingressar no mercado de trabalho. Natacha Rodrigues, acadêmica de Direito e presidente da Unig Jr., também destaca o novo modelo de gestão profissional integrada. O professor Robson Rosa destaca que tudo isso é feito para “casar a teoria com a prática”, enquanto a Unig se torna como “um catalisador para resolver problemas”, define.
Participaram do evento o reitor André Monteiro e subsecretário executivo da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos do Estado, Erinaldo Peixoto.

por Davi de Castro – davi.castro@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!