Guarda Municipal detém 15 pessoas por furtos e roubos em blocos de carnaval

Celulares são objetos mais furtados durante desfile dos blocos Foto: divulgação

Oito pessoas foram detidas e cinco adolescentes apreendidos pela Guarda Municipal do Rio, durante o fim de semana de desfile dos blocos. De acordo com a assessoria da GM, seis ocorrências de furto e uma de roubo foram registrados em vários bairros da cidade. A Guarda atuou ainda em ações integradas com diversos órgãos da Prefeitura do Rio, como as Superintendências Regionais, Coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF), Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano (CGEU), Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e a Comlurb, por meio do programa Lixo Zero. O apoio aos blocos começou no dia 13 de janeiro empregando, até o momento, 2.534 guardas municipais em diversas ações de ordenamento urbano e no controle e fiscalização do trânsito com monitoramento dos pontos de bloqueios definidos pela CET-Rio.

No domingo, equipes dos Grupamentos de Operações Especiais (GOE), Tático Móvel (GTM) e de Guardas Motociclistas (GGM) prenderam quatro homens e recuperaram seis celulares no Bloco da Preta, no Centro. Em um dos casos, os motociclistas perseguiram e prenderam Wanderlei Ferreira de Oliveira, 21 anos, na Cidade Nova, que ameaçou uma mulher com um caco de vidro de cerca de 40 centímetros, e roubou seu celular na Avenida Presidente Vargas, após a passagem do bloco. O acusado foi levado para a Cidade Polícia, onde foi constatado que está foragido do sistema prisional e tem passagens por roubo, furto e tráfico de drogas. As outras ocorrências foram de furto de celular registradas na 4ª e 5ª DPs (ambas no Centro).

Já no sábado, dois adolescentes foram apreendidos e um adulto preso por uma equipe do Grupamento de Operações Especiais (GOE). O trio havia furtado o cordão de ouro de um folião no bloco Simpatia é Quase Amor, em Ipanema. Os agentes viram a vítima que apontava para os bandidos e conseguiram interceptá-los. A ocorrência foi registrada na 14ª DP (Leblon) e os adolescentes encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), no Centro. Pouco tempo depois, os agentes do GOE suspeitaram de um grupo de quatro jovens, que entrou no ônibus da linha 460 (São Cristóvão-Leblon), e os conduziram para a 14ª DP, onde foi constatado que um deles havia mandado de busca e apreensão por assalto.

A equipe do Grupamento Especial de Praia (GEP), na sexta-feira, prendeu os camelôs Douglas da Silva Melo e Maurício de Oliveira dos Santos, por furto de uma mochila de um casal de turistas coreano, e o celular de outra vítima na Praia de Copacabana, na altura do Copacabana Palace. Os acusados distraíram os turistas oferecendo biscoitos. A ocorrência foi registrada na Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Leblon) e os pertences das vítimas foram recuperados e devolvidos.

error: Conteúdo protegido !!