Visão Geral – 06/02

Bola Cheia

Criado pela Lei 8.069/90 para proteger e garantir direitos de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar é um órgão essencial para a sociedade. E em Queimados, a instituição atingiu 5.240 mil atendimentos no último ano, com denúncias de diferentes origens (maus tratos, abandono, abuso sexual, trabalho infantil, dentre outras). #BeloTrabalho

 

Bola Murcha

Um dos bairros de Nova Iguaçu mais afetados pela falta de atenção do Poder Público, Miguel Couto clama ao céu por socorro. Nessa direção, os evangélicos do lugar resolveram promover eventos públicos e vigílias nas igrejas. “Quem sabe assim, Deus desperta o coração do prefeito e irmão evangélico Rogério Lisboa”, disse um assembleiano à coluna. #Aleluia!

 

Mesquita tem IPTU mais caro do que na Barra

Filho do lendário sambista, Dicró, César Dicró está mandando ver na ‘telinha’. O rapaz anunciou através de vídeo postado em seu perfil no facebook que protocolou documento no Ministério Público, com 164 assinaturas solicitando investigação sobre a cobrança absurda e desumana do IPTU na Cidade Caçula da Baixada. Todos que assinaram o documento, segundo ele, tiveram aumento de mais de 200%.
De acordo com o Jornal Povo on-line, em matéria de domingo (4), na Chatuba, bairro mais populoso e carente do município, o IPTU de uma casa na Rua Nossa Senhora de Monte Serrat, 179, teve o valor majorado de R$ 1.072,00, no ano passado, para R$ 4.081,69, o que transforma o valor do metro quadrado cobrado ao morador do lugar, maior do que os valores praticados pela Prefeitura do Rio, nas regiões da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.
A coluna recebeu informações de moradores que até casa interditada pela Defesa Civil está sendo taxada, mesmo com a família morando em outro local.
*Cobrar impostos de quem não tem condições de pagar passou a ser solução para cobrir rombos de administradores desonestos.

 

Falta de PMs

Em conversa com a coluna, um dos comerciantes do Corredor da Estrada de Madureira (Av. Abílio Augusto Távora), que liga o centro de Nova Iguaçu ao bairro Km 32, na divisa com Campo Grande, zona oeste do Rio, disse que a falta de policiamento intensivo e diário na via está provocando o fechamento de lojas e êxodo de empresários para lugares mais seguros. “Os assaltos aumentaram e os tiros a qualquer hora do dia ou da noite, amedrontam a todos. Estou indo morar no interior do estado”, disse o homem de negócio, que pediu anonimato.

 

‘Desova’ de lixo em Éden

No último sábado (3), um morador de Éden, São João de Meriti, flagrou em vídeo, caminhão despejando lixo próximo à linha férrea “na maior cara dura”, conforme narrativa do mesmo a esta coluna. O cidadão disse que os ‘lixões’ a céu aberto na Cidade estão se proliferando pela instabilidade da coleta em algumas regiões. “Pago meus impostos em dia, mas nem sempre tenho os serviços em troca”, reclama ele. O vídeo gravado pelo contribuinte faz sucesso na internet.

 

Sexo explícito na rua

Atenção, autoridades! A libertinagem está geral hoje no Brasil, mas ninguém é obrigado assistir cenas de sexo explícito em vias públicas. Esse ‘grito de alerta’ foi dado por um leitor da coluna, morador do centro de Nova Iguaçu, que costuma bebericar pelos bares e, de vez em quando, é surpreendido por cenas picantes nos cantos escuros ou sob marquises, após as 22h, quando se dirige à sua residência. “Os casais não estão nem aí para pedestres. Mandam ver no oral e no papai e mamãe em pé, sem nenhuma vergonha”, narra o morador.

 

Ouvinte com vez e voz no “Top Live”

Ontem, na Rádio TOP RIO FM estreou o programa #TopLive com apresentação de Miminho Teixeira, Vinicius Lessa e Felipe d’Paula. Segundo os radialistas, o Top Live será na verdade feito pelos ouvintes, que entrarão ao vivo na programação através de ‘lives’ e telefone. Para ouvir, basta acessar de segunda a quinta-feira, às 22h o endereço http://www.topriofm.com ou baixar o aplicativo.

 

Prevenção no carnaval

A partir de ontem (5) até sexta-feira (9), das 9 às 16h, a Cruz Vermelha Brasileira, filial Rio de Janeiro, estará atendendo gratuitamente à população com serviços de aferição de pressão arterial, testes de HGT (glicose), distribuição de preservativos e orientações sobre DST, HPV e HIV. A ação – que ocorrerá em frente ao portão da CVB na praça Cruz Vermelha, 10 –  faz parte da Campanha de Prevenção pela proximidade do Carnaval.

 

Febre amarela

Nesta quarta-feira (7), às três da tarde, em seu auditório, a instituição contemplará com certificados os participantes das campanhas de vacinação da febre amarela em Valença e Teresópolis. Na sede da CVB-RJ a vacinação prossegue das 9h às 16h. Só no primeiro dia foram registrados 575 atendimentos e a expectativa é de que até 9 de março cerca de 10 mil pessoas sejam vacinadas pela instituição.

 

Para finalizar…

A exemplo da Cruz Vermelha Brasileira, especialistas na prevenção sobre uso de drogas ilícitas e as permitidas pela legislação do País também mandam recados pela mídia impressa e redes sociais. O excesso de bebidas alcoólicas, principalmente por menores de idade, é preocupação constante neste período de festa momesca, quando as ‘farras’ são intensas.

error: Conteúdo protegido !!