
Fotos – Ivan Teixeira
Agentes da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) estão investigando um homicídio e uma tentativa de homicídio ocorrido na manhã de ontem, por volta das 8h, no bairro de Agostinho Porto, em São João de Meriti. Um homem ainda não identificado foi baleado nas costas e no pescoço e morreu. Ele era moreno e aparentava ter 30 anos, estava apenas de bermuda estampada e chinelo. Joelson Reis dos Santos, de 27 anos, foi atingido na nádega e socorrido pelo pai. Ele foi levado para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Duque de Caxias, onde passou por exames médicos e recebeu alta.
O crime ocorreu na Rua Antonio Nora, na residência de Joelson. No local, a polícia encontrou uma oração onde ele pede a Deus para lhe livrar de todo o mal e guardar a sua vida. Segundo vizinhos de Joelson, foi possível ouvir diversos tiros que foram disparados em direção a dupla. “Da minha casa eu ouvi os tiros e a correria, infelizmente coisas desse tipo estão virando rotina por aqui”, lamentou um homem que não quis se identificar.
De acordo com outros vizinhos de Joelson, ele não é réu primário. Eles afirmaram também que a dupla costumava praticar assaltos e arrastões às margens da Rodovia Presidente Dutra. “O Joelson é morador daqui, mas o outro não. Vira e mexe eles fazem assaltos perto da Dutra. Todo mundo aqui sabe”, contou um dos moradores.

Fotos – Ivan Teixeira
Os vizinhos de Joelson denunciaram também que os assaltos na localidade estão constantes. “Meu neto foi assaltado às 18h, aqui na porta, quando chegava do trabalho”, contou uma idosa. Ainda de acordo com os moradores, motoristas de ônibus com itinerário pela Dutra estão evitando parar para o embarque e desembarque depois das 18h por medo dos assaltos que, segundo eles, acontecem pelo menos três vezes por dia naquele local.
Cidade tem a menor taxa de redução em homicídios da Baixada
Uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Igarapé fez um estudo apontando as 10 cidades do estado que mais registraram homicídios entre 2008 e 2012. Na época, quatro cidades da Baixada Fluminense constavam no ranking, fazendo com que a região aparecesse com a maior quantidade de municípios na lista. Três anos após o último registro feito pelo instituto, a Baixada apresentou o menor índice de homicídios desde 1991. A lista que era liderada por Duque de Caxias e encerrada por São João do Meriti, inverteu.
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense teve uma redução de 27,5% no acumulado de janeiro a junho (297 casos a menos), em relação ao mesmo período do ano anterior. A maior queda foi registrada no município de Duque de Caxias, onde foram registrados de 71% de homicídios a menos em comparação a junho do ano passado (42 em 2014 contra 13 em 2015). Entretanto, na manhã de ontem, foram registrados três assassinatos no município. Dois no Parque Paulista e um em Imbariê. Já a menor redução foi registrada em São João de Meriti. Na 64ªDP (Meriti), foram registrados apenas quatro homicídios a menos em relação a junho do ano anterior.
Por: Gabriele Souza (Gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)