Ousadia e diversão no Fiat 500 Cabrio

Fotos:  Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

Em um mercado tão pragmático em relação a preço como o brasileiro, é de se esperar que a presença de “funcars” nas ruas seja mesmo bastante tímida. Mas é nesse pragmatismo que a Fiat apostou quanto criou uma versão ainda mais acessível de seu 500 Cabrio. O carrinho tem todos os requisitos exigíveis de um “funcar”, como o fato de ser divertido, ter um design sedutor e cheio de personalidade e uma imagem simpática e jovial. Para criar esta versão com preço mais atraente, a Fiat adotou a motorização mais simples oferecida no 500. No caso, um motor 1.4 8V com câmbio manual. Com isso, passou a oferecer o conversível por R$ 56.900 – R$ 11.320 a menos que a versão de topo, 1.4 16V com transmissão automática. E mais: é equipado e tem nível de acabamento comparável aos compactos da mesma faixa de preço.
O 500 Cabrio mantém as linhas clássicas da versão convencional do modelo, mas ganha charme extra com o teto de lona com abertura elétrica que, nesta configuração de entrada, é sempre na cor vinho. A abertura pode ser feita em três níveis. O primeiro lembra um teto solar comum, deixando apenas a região da cabeça dos passageiros dianteiros à mostra. O segundo faz com que a superfície descoberta fique bem maior, mas mantém o vidro traseiro na posição original e os ocupantes do banco traseiro cobertos. Já o estágio final garante a abertura total do teto, fazendo com que o vidro de trás se solte e desça, abrindo espaço para a lona se posicionar sanfonada. A ação de abertura ou fechamento pode ser feita com o carro em movimento, desde que seja numa velocidade inferior a 80 km/h.
A lista de equipamentos de série é extensa. Para garantir o conforto a bordo, há ar-condicionado, direção elétrica, rádio com CD, MP3 e entrada auxiliar, apoia-braço para motorista e trio elétrico. Os itens voltados para a segurança envolvem tecnologias como controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sinalização de frenagem de emergência, sensor de estacionamento, faróis dianteiros com regulagem elétrica de altura e sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis. Ou seja, um pacote bem completo para o segmento e faixa de preço, considerando que se trata de um modelo conversível – que já atrai atenções por si só. Há ainda os opcionais volante em couro com comandos do rádio, piloto automático, sistema de som com Bluetooth e pacote de áudio Alpine.
O motor 1.4 8V produz potência máxima de 85 cv a gasolina e 88 cv a etanol. Seu torque é de 12,4 kgfm a gasolina e 12,5 kgfm a etanol, sempre a 3.500 rpm. A transmissão é manual de cinco velocidades ou, opcionalmente, automatizada Dualogic, também de cinco marchas – que acrescenta R$ 3 mil ao preço. Com o pedal da embreagem, é capaz e chegar à velocidade final de 172 km/h e seu zero a 100 km/h é feito em 11,8 segundos.
Apesar de ser pouco mais de R$ 8 mil cara que a versão de entrada – o 500 Cult “normal” sai das lojas por iniciais R$ 48.740 -, a configuração Cabrio 1.4 8V carrega um posto de destaque no mercado nacional. Não é só o carro conversível mais em conta do país. A diferença entre ele e o concorrente mais próximo em relação ao preço, o Smart Fortwo, é de R$ 20 mil. E com a boa lista de itens de série que carrega, o subcompacto da Fiat com teto de lona oferece não só agradáveis passeios ao ar livre, mas também funciona como carrinho urbano ágil e bastante divertido.
por Márcio Maio
Auto Press

error: Conteúdo protegido !!