Honda CBR 300R quer se destacar entre as esportivas

2014 CBR300R

As motocicletas esportivas de baixa cilindrada recebem frequentemente ajustes para ganhar refinamento esportivo – seja na posição de pilotar, na lista de acessórios tecnológicos ou no design, sempre com referências às superesportivas. Com a Honda, não poderia ser diferente. Durante o Salão de Chongqing, na China, a marca japonesa apresentou a nova CBR 300 R, versão atualizada da CBR 250 R.
O modelo tem um visual bem esportivo, inspirado nas motocicletas de maior cilindrada CBR 600 RR e a CBR 1000 RR. A carenagem frontal agora possui faróis duplos e os assentos são em dois níveis. A carenagem lateral sofreu modificações e está mais estreita, assim como os bancos, para proporcionar alcance ao chão. A parte traseira e o tanque de combustível foram atualizados. O painel de instrumentos possui informações digitais, como nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento, velocímetro e medidas de percurso. O conta-giros, que é analógico, fica logo acima.
Para se aproximar da arquirrival Kawasaki Ninja 300, os engenheiros da Honda trabalharam na otimização do desempenho da CBR 300 R. Entre as principais mudanças no propulsor estão os novos virabrequins e bielas, que resultaram em maior curso, de 55 milímetros para 63 milímetros. Com isso, o propulsor passou a render mais 0,4 kgfm de torque. O motor recebeu maior deslocamento e, consequentemente, a potência foi ampliada para 30 cv. Com tais modificações, a CBR 300R passa a contar com motor de 286 cilindradas com 30 cv e 2,7 kgfm de torque, frente às 249 cc, 26 cv e 2,3 kgfm de torque da geração anterior.
Entre as tecnologias, a miniesportiva oferece suspensão traseira pré-ajustável em cinco modos e sistema de freios ABS – que é opcional. O sistema de escape está com maior volume interno para melhorar a performance. Além desses, o modelo conta com sistema de contrapeso e injeção direta de combustível.

A CBR 300R é fabricada na Tailândia com três opções de cores: a tradicional mistura entre branco, azul e vermelho, uma totalmente vermelha, outra totalmente preta. Há ainda uma edição especial, onde a miniesportiva possui carenagem preta com listras amarelas. Nos Estados Unidos, a moto tem preço fixado em US$ 4.399, e na versão com ABS, o valor sobe para US$ 4.899 – algo em torno de R$ 14 mil e R$ 15.500, respectivamente.
No Brasil, a esportiva de baixa cilindrada não tem previsão de chegada. Por aqui, permanece a Honda CBR 250R, que rivaliza com a Kawasaki Ninja 300. A primeira possui motor monocilíndrico de 249 cc com 26 cv e 2,3 kgfm de torque e tem valor estipulado em R$ 15.887 na versão sem ABS. Com o equipamento de segurança o valor sobe para R$ 18.296. Já a segunda moto tem propulsor de dois cilindros com 296 cc, 2,9 kgfm de torque e 39 cv de potência. Custa R$ 18.630 – e, com freios ABS, sobe para R$ 21.660.
por Raffaele Grosso
Auto Press

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