Japeri tem campanha educativa no trânsito na volta às aulas

Guarda Municipal de Japeri faz campanha educativa na porta das escolas
Anderson PQD

Orientar e conscientizar pais, alunos e motoristas sobre a importância do respeito às leis de trânsito são os objetivos da operação ‘Volta às Aulas da Guarda Municipal’, que está sendo realizada pela Prefeitura de Japeri. Na segunda-feira (19) a ação aconteceu em frente à Escola Municipal Ary Schiavo e ao Colégio Cenecista Professora Lina Monte Mor (CNEC), no bairro Nova Belém.
Os agentes da Guarda Municipal abordaram motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e estudantes. Até passageiros dos ônibus receberam panfletos. Durante a ação foram passadas algumas orientações como: não parar em local indevido; evitar o fluxo de veículos na porta das escolas; não estacionar sobre calçadas, orientar o aluno a usar faixa de pedestres; ficar sempre atento a orientação do Guarda Municipal e dar a mão para as crianças ao atravessar a rua.
Inicialmente a Guarda Municipal está realizando trabalho de conscientização. “Todos precisam ficar atentos às leis de trânsito. Primeiro estamos orientando para não multar. Os erros mais comuns dos motoristas de Japeri ocorrem na porta das escolas, eles também param em pontos de ônibus e sobre faixas de pedestres e calçadas”, comentou Alex Sandro Braga, comandante da Guarda Municipal de Japeri.
A meta da operação é realizar atividades periódicas em todas as unidades de ensino municipais, estaduais e particulares da cidade. Também serão distribuídos folhetos informativos para os estudantes da rede municipal de ensino. “ Precisamos da colaboração de todos adotando práticas seguras no trânsito”, acrescentou Braga.
O advogado Gustavo Caetano, de 57 anos, aprovou a ação. “Esta operação é muito importante a operação, pois os motoristas precisam parar de cobrar só do poder público. Precisamos dar exemplo e ter educação também no trânsito. Muitos parando em locais impróprios e acabam atrapalhando a vida de muitas pessoas. Sem falar no descaso em relação ao cinto de segurança e o uso da cadeirinha”, lembrou Gustavo.
A Coordef participou da Operação
Na segunda-feira a operação ‘Volta às Aulas da Guarda Municipal’ também contou com a participação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, que fez uma inspeção nas plataformas elevatórias e acessibilidade nos ônibus.
“No primeiro ônibus que fizemos a inspeção, encontramos problemas numa plataforma. A pessoa com deficiência merece respeito. Também orientamos motoristas que acabam parando em vagas exclusivas para deficientes físicos e idosos. Isso ocorre, principalmente, próximo de agências bancárias e escolas. Depois das fiscalizações nos ônibus, vamos fazer um relatório e notificar empresas de ônibus e se nada for feito, serão multadas”, garantiu Walnei Costa, subsecretário de Assistência Social.
Igor Gabriel Ferreira, 14 anos, aluno da escola Ary Schiavo, disse que será um multiplicador orientando amigos e parentes. “Quero ajudar. Essa operação vai beneficiar também os estudantes. Muitos motoristas param irregularmente na porta das escolas e atrapalham nossa passagem”, comentou o adolescente.

error: Conteúdo protegido !!