Plano Estratégico do Turismo da Baixada Verde é concluído

O lançamento do Plano Estratégico de Turismo da Baixada Verde ocorreu na manhã de quinta-feira
RioTur

Traçar metas e objetivos, usando os recursos disponíveis de forma eficiente. Seguindo essa premissa a Secretaria de Estado de Turismo e o Sebrae-RJ acertaram uma parceria e elaboraram o Plano Estratégico do Turismo da Baixada Verde. O trabalho, lançado na quinta-feira (22) no auditório da Abav-RJ, contou, ainda, com a participação do empresariado e do Fórum Regional de Turismo da Baixada Verde, e será fundamental para o desenvolvimento da atividade turística da região.
Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, explica que o Planejamento Estratégico da Região Turística da Baixada Verde definiu cinco eixos estratégicos e 61 ações.
“Estamos trabalhando para colocar a Baixada no ranking das regiões turísticas mais visitadas do Estado. Após a constatação de que a região metropolitana do Rio de Janeiro mantém 36,27% de seu território verde conservado, e que um terço dessa área, ou seja, cerca de 11%, está na Baixada, resolvemos, de comum acordo com os secretários de Turismo desses municípios, alterar o nome de Baixada Fluminense para Baixada Verde. Essa denominação gera mais visibilidade para posicionar o local no cenário do turismo estadual de forma renovada, uma vez que lá são encontrados parques, reservas ambientais e estações ecológicas com forte potencial turístico.”
O Secretário cita, ainda, outros pontos positivos para o desenvolvimento do segmento turístico na região.
“A Baixada Verde fica localizada no faixa central das regiões Costa Verde e Serra Verde Imperial, criando um importante corredor rico em Mata Atlântica. Além disso, a região é cortada por importantes rodovias e há proximidade entre seus municípios. A boa infraestrutura hoteleira e o grande número de agências de turismo aptas a dar suporte aos viajantes também são fundamentais para o desenvolvimento da atividade.”
O processo de planejamento de uma região turística aumenta as chances de reconhecimento, já que o trabalho tem como objetivos reconhecer problemas futuros, identificar maneiras de explorar as oportunidades de mercado, agilizar decisões e facilitar a criação de mecanismos de avaliação. O estudo, que demorou cerca de dois meses, foi realizado nos dez municípios que compõem a Baixada Verde: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.
Comte Bittencourt, deputado estadual e vice-presidente da Comissão de Turismo da Alerj destacou o trabalho incansável da Setur-RJ para todas as regiões turísticas do Estado.
“A Secretaria de Estado de Turismo está conseguindo trabalhar com escassos recursos em prol do turismo do Estado, sabedora da importância da atividade como importante geradora de recursos e empregos.”
Para a conclusão do trabalho foram realizadas várias etapas como oficinas de planejamento estratégico. Entre os temas destacados durante esses encontros estão o percentual de território verde (turismo de natureza, rural e de aventura), hospitalidade, espaços gastronômicos, eventos, circuito entre regiões e patrimônio histórico. Também foram assuntos de debate o despertar da população para a importância do turismo e a criação de plataformas digitais.
Evandro Peçanha, diretor de Desenvolvimento do Sebrae-RJ, destacou o grande potencial que a Baixada tem para fomentar e o quanto o trabalho entregue irá contribuir.
“Estamos entregando um trabalho detalhado, abrangente, um dos melhores planos estratégicos em que o Sebrae-RJ já esteve envolvido. Agora o trabalho é para a frente, pois serão necessárias políticas públicas e capacitação para que seja dado prosseguimento ao desenvolvimento do turismo na região.”
Participaram ainda da cerimônia do lançamento Teresa Cristina Fritsch, presidente da Abav-RJ; Paulo Senise, presidente da TurisRio; Deputado Comte Bittencourt, vice presidente da Comissão de Turismo da Alerj e Evandro Peçanha, diretor de Desenvolvimento do Sebrae-RJ. Ao final do evento todos os secretários de turismo das cidades da Baixada receberam um exemplar do Plano Estratégico, um mapa com as diretrizes e um CD. Foi distribuído, também, um folheto turístico da Baixada Verde que poderá ser usado em feiras e eventos direcionados ao segmento turístico.

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