Homem amarra filha de 5 anos à cadeira e incendeia casa por não aceitar divórcio

Sofia Emanuele, de 5 anos, morreu em um incêndio provocado pelo próprio pai, em Minas Gerais Foto: Facebook/Reprodução

Um homem ateou fogo na própria casa, com a filha de 5 anos, nesta terça-feira, em Sete Lagoas, na região central de Minas Gerais. Sofia Emanuele Mendes Costa, que havia sido amarrada a uma cadeira, foi encontrada morta quando os bombeiros chegaram ao local. O pai dela, Augusto César Costa Pinto, de 39 anos, chegou a ser encaminhado ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 21h do mesmo dia.

De acordo com informações da delegacia da cidade, Augusto não teria aceitado o fim do relacionamento com a mãe de seus filhos. Além de Sofia, ele tem um filho de 15 anos com a ex-mulher. Embora o divórcio tenha saído há dois meses, o casal estava separado há aproximadamente um ano. A Polícia Civil ouviu de testemunhas que ele estava inconformado com essa situação.

Não há registros de ameaça ou violência doméstica contra ele no sistema das polícias militar e civil, mas a mãe da vítima afirmou em depoimento que foi agredida por Augusto pouco antes de os dois se separarem. Testemunhas disseram à polícia, porém, que que ele sempre se mostrou um pai muito amoroso. Segundo os investigadores, ele mantinha contato com os filhos, ainda que não morasse com eles. Sofia morava com a mãe, onde também vive o irmão dela, também em Sete Lagoas.

No dia do crime, Augusto, que trabalhava como pintor, buscou a filha na escola e a levou para sua casa. Após amarrá-la a uma cadeira, ele começou um incêndio por volta das 16h desta terça-feira, deixando a edificação praticamente toda danificada. Como foi um homicídio seguido de suicídio, um inquério foi aberto com relação a esta segunda ocorrência, já que o autor do crime está morto. Os laudos serão, portanto, colocados juntos no relatório.

A mãe da criança não desconfiou que uma tragédia como essa pudesse acontecer porque o pai costumava tratar bem a menina e o garoto, que não estava com o pai e a irmã no momento do crime. De acordo com informações da delegacia, Augusto era usuário de cocaína, mas não havia registros de envolvimento em crimes, como tráfico de drogas. Não se sabe, contudo, o momento em que ele começou a fazer uso da substância.

A instituição de ensino onde a mãe da vítima trabalha emitiu uma nota de pesar na página do Facebook. “Os colaboradores e alunos da Faculdade Ciências da Vida e Instituto V receberam a notícia da morte trágica da criança Sofia Emanuele Costa, filha da funcionária Michelle Mendes Coelho. Aos familiares e amigos transmitimos nossos sinceros sentimentos”, diz a publicação.

error: Conteúdo protegido !!