Visão Geral – 02/03

Bola Cheia

Vai com louvor para o Grupo de Amigos da Arte & Cultura, criado, recentemente, visando engrossar as fileiras dos praticantes e propagadores das atividades artísticas e culturais na Baixada Fluminense. “O GAAC já realizou eventos de apresentação da turma e, agora, pretende montar seu calendário de promoções mensais”, diz o escritor e porta-voz do grupo, Pedro Ferreira. #Aplausos!!!

 

Bola Murcha

Embora grupos independentes mantenham viva a chama, arte e cultura, na maioria das prefeituras, parece não ter a importância que merecem, na escola pública e fora dela. Poucas são as secretarias da área na Baixada Fluminense que mantêm atividades constantes. Ainda bem. “Um povo sem arte e sem cultura é um povo que não existe”, diz o pensador Leandro Flores. #FicaADicaAosQueIgnoram.

 

Transgêneros podem ser candidatos
sem retirar órgãos genitais

Agência Senado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou que candidatos transgêneros sejam registrados na cota dos partidos pelo gênero que escolheram. A decisão unânime foi tomada durante sessão plenária desta quinta-feira, 1, após análise de consulta feita pela senadora potiguar do PT, Fátima Bezerra (foto). O registro deverá ser feito por autodeclaração, não sendo necessário a realização de exames e nem cirurgia para retirada do pênis ou vagina.
O relator da consulta no TSE, ministro Tarcísio Vieira, afirmou que o nome social deve constar no pedido de registro de candidatura, mesmo que ainda não tenha sido alterado em regime civil. Ontem, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou transexuais a alterar nome e sexo em registro civil, sem a necessidade de realização da cirurgia.
Para Vieira, é necessário avançar em medidas que demonstram respeito à diversidade. Ao anunciar a decisão, o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, a considerou um “avanço progressista da Justiça Eleitoral”. A Corte tinha até 5 de março para votar a questão. A data refere-se ao prazo de edição das resoluções para o pleito de 2018.
A Lei das Eleições prevê que cada legenda ou coligação deve preencher, no mínimo, 30% para candidaturas de cada sexo. A senadora Fátima, no entanto, alegou que o termo “sexo” é questionável nesse caso, pois não alcança a identidade de gênero.

 

Tudo combinado

Interessante a observação do jornalista e escritor, Cássio Bruno, na sua conta do facebook. Diz ele: Curioso o trecho da entrevista de Lula para a Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo: “Antes de começar a entrevista, o petista passou os olhos em um sumário que a assessoria havia feito para ele sobre a entrevistadora. ‘Busca esta entrevista faz anos, cercando amigos e conhecidos do presidente para isso. Ela tentará: interromper, questionar o discurso, apontar contradições, tentar que assuma erros e investir muito em plano B’, dizia o resumo. Ou seja: jornalismo”. *Obs: o título da nota é nosso.

 

Semana do
Consumidor

A comissão de Direito do Consumidor da OAB-Nova Iguaçu, que tem como presidente, Carlos Eduardo Parada, preparou programação especial para a Semana do Consumidor, 12 a 16 deste mês, na qual serão oferecidas palestras gratuitas sobre vários temas. A iniciativa tem o apoio do presidente da subseção, Jorge Rosenberg e demais diretores da entidade. Custo: R$30. Mais informações é só acessar www.sympla.com.br/oabnim .

 

Na mira da
Lava Jato

O ex-prefeito de Nova Iguaçu e atual senador, Lindberg Farias, do PT-RJ, encabeça uma lista de 23 nomes do Senado Federal que circula nas redes sociais, dando conta do seguinte: caso não se reelejam em outubro próximo, estarão na mira da Justiça para valer. Todos são investigados na Operação Lava Jato e ficarão sem foro privilegiado. Entre os nomes famosos da política estão a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Renan Calheiros, Romero Jucá e Jader Barbalho, do MDB, e o tucano, Aécio Neves.

 

Mulheres de
Arquibancada

O Movimento Mulheres de Arquibancada (MDA), formado por torcedoras de futebol que lutam contra o machismo nos estádios, promoverá o “1º Encontro Regional de Mulheres de Arquibancada do RJ” no dia 11 deste mês, às 9h, no Colégio Fluminense Central, no centro de São João do Meiriti. O evento é desdobramento do 1º Encontro Nacional do MDA, que aconteceu em São Paulo em 2017 e reuniu 350 torcedoras. Contatos: mulherdebancada@gmail.com, Penélope Toledo (97617-8830), Kiti Abreu (97999-5730), Carla Ambrósio (99162-0865) e Jennyffer Costa (96422-7819).

 

Contra o racismo

Neste dia, torcedoras (de torcidas organizadas ou não) de diversos clubes de futebol do Rio e de outros estados deixarão a rivalidade de lado e discutirão a presença feminina nas arquibancadas, contando suas experiências, compartilhando opiniões e propondo ações que serão desenvolvidas posteriormente nas diversas torcidas. O evento objetiva organizar a resistência ao machismo nas arquibancadas do Rio, estimular a presença feminina e promover o empoderamento das torcedoras, a fim de evitar situações de assédio, ofensas de gênero, proibições, opressão (“estádio não é lugar para mulher”) e menosprezo “ex. “mulher não entende de futebol”), dentre outras.

 

Para finalizar…

E o ‘Prêmio FDP do Ano’ vai para o cara que inventou de colocar painéis digitais na ponte de vidro da China, simulando que ela está se quebrando. *Ninguém merece.

error: Conteúdo protegido !!