Visão Geral – 03/03

Bola Cheia

O projeto “Seu Bairro de Cara Nova” chega ao Bairro das Graças, em Belford Roxo. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Conservação, está realizando as obras de revitalização da Avenida Vereador Albertino Guedes, com intervenções de recuperação asfáltica nos 1.300 metros de sua extensão – centro à Estrada Boa Esperança. #Boa!!!

 

Bola Murcha

Um leitor da coluna, da Praça do Batuta, em Austin, contou o seguinte: “Passou lá em casa um rapaz, daqueles que colocam pó nos ralos e tal, e eu perguntei como estava a vida dele e dos colegas. Ele disse que logo no início do governo Rogério eles receberam salários picados e que agora ‘pinga e vem inteiro’. Não entendi bem, mas é isso”. #SePingarInteiroTáBomSeuArgeu (risos).

 

Aplicativo alerta sobre casos
de violência no Rio de Janeiro

Com o objetivo inicial de evitar que mais policiais e cidadãos de bem sejam surpreendidos e vitimados pelas ações dos marginais, um grupo de quatro policiais que atuam há mais de 12 anos enfrentando as mais diversas situações de confronto contra a criminalidade no Rio de Janeiro, inventou um aplicativo que tem a função de criar uma rede com informações em tempo real sobre atividades criminosas que colocam em risco a vida de todos. O app chamado ‘IS15 Inform’ permite que os usuários alertem e sejam alertados sobre casos de violência.
“Informações divulgadas através das redes sociais chegam com atraso e muitas das vezes são falsas ou repetidas, o aplicativo ‘IS15 Inform’ vem também para combater as fake news.”, disse o sargento Luiz Lima, um dos idealizadores do sistema. Com apenas um toque no aplicativo o usuário já poderá lançar os eventos que tiver presenciado e alertar a todos que estejam num raio de 2 a 4 km do local. Os eventos próximos do usuário ficam disponíveis na tela do app até 2 horas, pois o objetivo é alertar sobre situações que tenham acabado de ocorrer.
O usuário em deslocamento irá receber os eventos assim que entrarem no raio de ação do sistema. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado no link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.setor15.inform
A princípio, está disponível apenas para dispositivos móveis que utilizam o sistema operacional Android. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp 21 96437-8753. Um vídeo explicativo também foi publicado no YouTube: https://youtu.be/d-QVr1_C78M

 

Semana do
Consumidor

A comissão de Direito do Consumidor da OAB-Nova Iguaçu, que tem como presidente, Carlos Eduardo Parada, preparou programação especial para a Semana do Consumidor, 12 a 16 deste mês, na qual serão oferecidas palestras gratuitas sobre vários temas. A iniciativa tem o apoio do presidente da subseção, Jorge Rosenberg e demais diretores da entidade. As palestras são gratuitas.
Há uma taxa de R$30 para quem quiser certificado de participação visando ganhar horas na faculdade. Mais informações é só acessar www.sympla.com.br/oabnim .
*Republicado por ter saído com incorreção, na edição de ontem.

 

Pansera no PT

Um dos catadores de votos na Baixada Fluminense, o deputado federal Celso Pansera, ex-ministro da Ciência e Tecnologia no governo da conterrânea Dilma Rousseff, resolveu abrir de vez seu coração petista: trocará o MDB pelo partido do guru Lula. Especialistas em política acha que o gaúcho entra “numa jogada de risco para sua reeleição”, mas ele, que votou contra o impeachment da ex-presidente, rebate essa análise: “creio que a periferia não foi afetada pelas acusações contra Lula, os petistas e o PT”. #EntãoTáPansera.

 

Buracologia

Voltou ao debate intenso nas redes sociais, uma das principais deficiências dos governos municipais da Baixada Fluminense: sua majestade, o BURACO. Alguns debatedores, em tom de gozação, confessam recorrer à Buracologia, ciência que estuda os buracos, cada vez mais numerosos nas vias. “Acabei de trocar a suspensão do meu carro e paguei uma grana boa por isso”, contou Bruno Madsen, no grupo do WhatsApp, ‘Política Iguaçuana e Baixada’. Pelo que se lê, sub-bairros de Miguel Couto e Comendador Soares, integram o time dos campeões da buraqueira em Nova Iguaçu.

 

Pós-graduação
na UNIG

A Universidade Iguaçu (Unig) está com inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação em Criminologia e Segurança Pública. Segundo a professora de Direito Civil da instituição, Carmem Caroline, as aulas terão início ainda neste semestre e o tempo de duração é de dezoito meses.
Ainda de acordo com Carmem, o curso é destinado a advogados, mas os alunos do 10º período também poderão participar como ouvintes. “Mas, no decorrer do curso, eles também ingressarão na turma e todos receberão certificados”, esclarece a professora.

 

Inscrições e dúvidas

As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na coordenação do curso de Pós-Graduação da Unig, situada na avenida Abílio Augusto Távora, nº 2.134 (antiga Estrada de Madureira). Quem precisar tirar qualquer dúvida sobre os procedimentos do curso poderá telefonar para (21) 27654013 ou entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail filosofia111@yahoo.com.br

 

Pacote de novos
projetos

O curso faz parte de um pacote de projetos e medidas adotadas pelo diretor da Faculdade de Direito da Unig, professor João Batista Barreto Lubanco, com o objetivo de aproximar os profissionais e alunos da realidade das camadas sociais, nos seus mais amplos aspectos e regiões onde habitam ou sobrevivem.

error: Conteúdo protegido !!