Vias expressas que cruzam Baixada colocam em risco segurança de motoristas

Lixo, buracos, animais mortos e falta de iluminação são os principais problemas

Um pneu furado e o prejuízo da corrida. Esse foi o saldo negativo da motorista do aplicativo Uber, Shirley Gomes, de 34 anos. Ela furou um pneu depois de passar com o carro por um buraco na pista sentido Nova Iguaçu, na Via Light.

“Esses buracos já existem há muito tempo. Eu até tentei desviar, mas não deu tempo. O passageiro foi embora e eu perdi a corrida”, lamentou Shirley, enquanto esperava ajuda para trocar o pneu.

O abandono em vias expressas da Baixada Fluminense têm colocado em risco a segurança de motoristas que transitam diariamente pelas cidades.

Na Via Light — que corta também São João de Meriti, Nilópolis e Mesquita —, além de driblarem os buracos, condutores dividem a pista com lixo, mato e até animais.

Guard-rail danificado nos trechos de São João de Meriti e Duque de Caxias, na Linha Vermelha Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

O técnico de manutenção Welington Araújo Moura, de 38 anos, disse que já presenciou um acidente envolvendo um cavalo:

— Sempre dá para ver animais dentro dos canteiros. Às vezes, eles saem para a pista e causam acidentes. Eu já vi um cavalo atropelado na via.

A violência na região é outro sintoma do abandono na via, conta o motorista Abelardo Oliveira Filho, de 62 anos, morador de Mesquita:

“Tem muito assalto ali. Inclusive parentes meus já foram roubados à noite.

Na Linha Vermelha, os vilões são a iluminação e o mau estado das pistas. O guard-rail, em trechos de São João de Meriti e Duque de Caxias, está quebrado em alguns trechos. Os buracos também são comuns.

“Por causa dos buracos, o amortecedor do meu carro ficou danificado e eu já quase caí de moto. É uma estrada sucateada”, declarou o militar Cristiano Mattos, de 44 anos.

Para o eletricista Thiago Ribeiro, de 26 anos, a iluminação precária é o mais grave na via expressa:

“Saio do trabalho às 23h e passo ali todos os dias à noite. A iluminação precária favorece os arrastões.´

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), responsável pela Via Light, disse que executou na semana passada o reparo de uma erosão no Km 0,5 da avenida, na Pavuna. Para esta semana, o DER informou que serão intensificados os serviços de tapa-buracos, roçado, limpeza de pista e iluminação. Em nota, o órgão faz um apelo e pediu à população que não faça despejo de lixo às margens da rodovia, já que existem serviços de coleta seletiva oferecidos pelas respectivas prefeituras que cortam a via. O recolhimento de animais é feito pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

A Secretaria Municipal de Conservação do Rio, responsável pela Linha Vermelha, disse que vai enviar equipe ao local para fazer vistoria e verificar a situação dos buracos nas pistas para tomar as providências cabíveis.

Sobre os assaltos na Via Light, a Polícia Militar disse que o batalhão realiza patrulhamento com viaturas e motos, além de operações que são realizadas constantemente, sempre com o objetivo de reprimir ações criminosas. A corporação pediu que as denúncias sejam feitas através do Disque-Denúncia, pelo telefone 2253-1177, ou pelo 190, e no próprio batalhão da área.

 

error: Conteúdo protegido !!