Visão Geral – 08/03

Bola Cheia

Em meio a tantas notícias ruins, uma alentadora: lixo e cocô vão gerar energia no sul do Brasil. O Paraná será o primeiro estado do Brasil a colocar em funcionamento uma usina de geração de biogás. Ela vai transformar lodo de esgoto e resíduos orgânicos em eletricidade para abastecer as casas de uma das cidades do estado. #CocôEnergéticoÉDescoberto.

 

Bola Murcha

Ao ler, ontem, aqui na coluna, nossa crítica sobre a escuridão nas escadarias do túnel sob a linha férrea da estação de Nova Iguaçu, a comerciante do centro, Dona Y, 67, mandou dizer que já caiu e torceu o tornozelo enquanto descia um dos lances. “Caí no ‘buraco do getúlio’ e tive de enfaixat o pé”, disse a senhora por telefone, com voz de poucos amigos. #OBuracoPrecisaDeLuz.

 

Música como proposta pedagógica nas escolas

A música está em todos os lugares e principalmente no universo infantil. No ambiente escolar, ela vem como uma proposta pedagógica inovadora e estimulante.
O Centro Educacional Crescer (CEC), em Mesquita, na Baixada Fluminense, adotou para o ano letivo de 2018, a musicalização na Educação Infantil e Ensino Fundamental, mas nada de sala de aula. “Nossas aulas acontecem no pátio, no chão, com os alunos sentados ou em pé, avançamos de acordo com a personalidade do aluno”, afirmou Gabriel, o professor.
De acordo com a diretora, Elza Rodrigues, a disciplina vem como um potencializador do ensino e uma grande aliada no desenvolvimento do aluno. “A música vai ajudar as crianças em estimular novas habilidades. Apostamos que com ela, os alunos possam melhorar na leitura, compreensão de textos e na também na matemática. Um dos objetivos do nosso colégio, é trazer uma educação transformadora e de qualidade.”, destacou a diretora.
Além de apoiar pedagogicamente os alunos, na parte comportamental, a música estimula a cooperação e interatividade entre eles, aumentado à criatividade e diminuindo a timidez, através da utilização de instrumentos musicais.
>> História do Colégio – O Centro Educacional Crescer, está há mais de 25 anos no mercado, formando pessoas na Baixada Fluminense, em Mesquita. Com uma proposta inovadora, a intenção é ter um ensino inovador, sem perder a tradição e a qualidade do ensino. Ficamos na Rua Aurélia 875 – Centro/ Mesquita. Atendemos pelo telefone 3765-8677.

 

Dança do Ventre

A Prefeitura Municipal de Mesquita promove através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT) aulas de dança do ventre gratuitas para a população. Com previsão de início neste mês de março, as atividades acontecerão na sede da SEMCELT e serão abertas a todas a todos com idade a partir dos 9 anos. Para se inscrever basta comparecer a sede da secretaria, localizada na Estrada Feliciano Sodré, nº 2931, de 10h às 16h.

 

Dança do Ventre (2)

É necessário estar munido de identidade, CPF e comprovante de residência no ato da inscrição. A SEMCELT oferece além de dança do ventre, outras 13 modalidades culturais, como balé, canto, dança de rua, dublagem, grafite, pintura e desenho, teatro, xadrez, violão, sax, trompete e violino, além de outras 17 modalidades esportivas.

 

Romário quer ser
governador

O Baixinho Romário, ex-craque da bola hoje vestindo o terno de senador da República, vem anunciando o lançamento de sua pré-candidatura a governador do Rio de Janeiro, dia 17 deste março, no Clube Municipal, que fica na Tijuca. Ele quer sentar na cadeira ocupada atualmente por Luiz Fernando Pezão, com a camisa do ‘Podemos’, novo partido da área. Após um bom tempo sumido, Romário volta a se aproximar dos torcedores do America, mas a recepção não tem sido boa. Boa parte dos americanos acha que o ‘marrento’ vai conseguir os votos e depois meter o pé, como fez nas duas últimas eleições.

 

Para TSE, voto impresso é retrocesso

Em parecer encaminhado nesta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enumera diversos riscos e empecilhos à adoção do voto impresso como meio para garantir idoneidade ao processo eleitoral, concluindo que o método representa “inegável retrocesso no processo de apuração das eleições”. A manifestação, assinada pela assessora jurídica do TSE Izabella Belusio dos Santos, atende a um pedido de informações feito pelo ministro do STF Gilmar Mendes, que é o relator de uma ação direita de inconstitucionalidade (ADI) na qual a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pede ao Supremo que impeça, com decisão liminar (provisória) urgente, a impressão do voto.

 

Quarto de motel
no presídio

O Ministério Público Estadual do Rio encontrou quatro suítes decoradas com paredes coloridas e até com o desenho de um coração, supostamente destinadas a visitas íntimas irregulares a presos, durante fiscalização na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio, no dia 19. No local ficam presos da Lava Jato no Rio, detentos que têm nível superior ou que deixaram de pagar pensão alimentícia a filhos. O ex-governador Sérgio Cabral (MDB-RJ) já ficou nesta cadeia, onde foi encontrada uma “sala” de cinema da cela do político.

 

Tudo no clima

Em fotos feitas pelo MPE, é possível ver um quarto, com uma cama de casal, paredes pintadas de rosa e verde e luzes vermelhas. Os quartos também são equipados com televisões e piso de porcelanato. No anexo, há um banheiro com chuveiro e cortina de plástico.

 

MP vai investigar

O Ministério Público deve instaurar procedimento do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) para apurar o caso. Em nota, o órgão informou que concederia coletiva de imprensa, ontem para falar sobre o que encontrou durante a fiscalização no presídio. (Fonte: AE)

error: Conteúdo protegido !!