Moradores do bairro Ipiranga clamam por socorro

Bairro Ipiranga se encontra em total estado de abandono. No local há muito mato alto e buracos que podem causar acidentes
Fotos: Ivan Teixeira / Jornal de Hoje

Uma das localidades mais visitadas pelo prefeito Rogério Lisboa (PR) durante a campanha eleitoral, em 2016, é uma das mais esquecidas do seu governo. A reclamação é de moradores do bairro Ipiranga, uma região largada no meio da lama, do mato e na sujeira.
De acordo com relatos de alguns dos sobreviventes do lugar, eles vão à prefeitura na intenção de cobrar as promessas feitas no bairro, durante o período eleitoral. Mas, ao contrário do que imaginavam, não são recebidos pelo prefeito, que alega está sempre em reunião.
Na Rua Custódio Pereira Henrique a situação é deplorável e a promessa de campanha eleitoral era acabar com os esgotos que correm a céu aberto, executando as obras de saneamento básico, drenagem e asfalto na localidade. Juvenal Francisco da Silva, 82 anos, conta que há mais de 14 anos ele tomou a iniciativa de fazer a limpeza da rua, com o objetivo de amenizar os problemas da rua. O morador, inclusive, faz os serviços de tapa-buraco, buscando aterro em outras áreas. Cansada de tanto abandono e de promessas, a dona Rosália de Fátima Fernandes, 58 anos, disse que fez diversos contatos com a prefeitura de Nova Iguaçu, reclamando da situação do bairro. “Até hoje, nada foi resolvido e quando chove, é tanta lama que os moradores têm dificuldades de sair de casa”, lamenta.

Carnê de IPTU todo ano

Outra moradora, Monique Ferreira dos Santos, 37 anos, conta que os motoristas de caminhões de entrega e de coleta de lixo estão se recusando a entrar na Rua Custodio, por causa da situação de abandono. “Até de carro de passeio fica difícil de entrar aqui”, comenta. “E quando chove o lamaçal é insuportável. Mas o carnê do IPTU (para o pagamento dos impostos) chega todos os anos”, completa a moradora.
Já a dona Benice Martins, 75 anos, reclama que, “durante a campanha eleitoral o Rogério Lisboa sempre estava por aqui prometendo melhorias”, lembra. “Agora, quando vamos à prefeitura cobrar as promessas, nem conseguimos falar com ele”, lamenta, pois está sempre em reunião e não pode atender. Ela também reclama que paga IPTU e taxa de iluminação. “Mas, apesar de pagar o imposto, não há obras no bairro. Pago também a taxa de luz, que é cara, e a maioria das luminárias da rua estão queimadas”, critica.

Esgoto jorra em outra localidade

Um esgoto jorra a mais de 15 dias na rua jornalista Valdir Almeida (antiga rua Kennedy), em frente à sede do Jornal de Hoje, no bairro Jaqueline, próximo à Universidade Iguaçu. Moradores contam que já telefonaram para a prefeitura e nenhuma providência fora tomada. Uma grande cratera já se formou no local do vazamento, de onde o esgoto a céu aberto e espalha lodo e detritos pelo meio da rua. Apesar do incômodo e do mau cheiro, nenhum setor da prefeitura de Nova Iguaçu compareceu ao local.

por Davi de Castro
davi.castro@jornalhoje.inf.br
Ivan Teixeira
Ivan.teixeira@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!