Pré-candidatos aos montes

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

*Pedro Luiz Rodrigues

Sinal de vitalidade política, ou apenas uma expressão colorida e ruidosa dessa democracia muito particular que praticamos aqui nos trópicos?
Essa é a dúvida que nos aflige quando verificamos que já dobra o quarteirão a fila de interessados no emprego mais espinhoso do Brasil: o de Presidente da República.
Obviamente o cenário ainda é fluido, pois estabelece a lei que as convenções para a escolha dos candidatos deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. E a Justiça Eleitoral terá até o dia 17 de setembro para julgar os pedidos de registro de candidatos.
De um lado, comove-me o ardor, a autoconfiança e a coragem desses tantos pré-candidatos e pré-candidatas. Supostamente trata-se de gente abnegada, disposta a trocar a penumbra do relativo anonimato em que vivem, pela permanente exposição aos holofotes da opinião pública. Suas vidas serão escancaradas em padrão HD para uma sociedade viciada em telenovelas e reality-shows.
Preocupa-me, de outro lado, o conteúdo ralo dos discursos de tantos, a falta de projetos e de mensagens consistentes, que tracem o caminho para nos levar a destino digno no limiar da terceira década do século 21. Propostas existem, aqui e ali, mas impressiona o fato de não se definir como alcançar objetivos pretendidos.
Vamos começar a acompanhar o desempenho desses pré-candidatos, abrindo espaço numa série da artigos, para especificar as agendas e prioridades de cada um deles (ou delas).
>> Alinhados para o Páreo – Em primeiro lugar, vamos ver quem começa a se alinhar para a disputa. Em outros artigos abordaremos cada nome em separado.
*Álvaro Dias, senador pelo PV do Paraná. No Senado desde 1983 (exceção ao período 1987-1991, quando foi governador de seu Estado). Partidos: PMDB, PST, PP, PSDB e (desde janeiro de 2016) PV. Anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República em novembro do ano passado, em evento do Podemos.
*Arthur Virgílio Neto, prefeito de Manaus. É diplomata de carreira e foi por diversas vezes deputado federal e uma vez senador. Trajetória partidária: PSB e PSDB (foi um de seus fundadores). Foi ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República no governo FHC. Em outubro do ano passado enviou carta ao PSDB anunciando sua disposição de disputar a indicação do partido como candidato à Presidência da República.
*Ciro Gomes, atual vice-presidente do PDT. Foi ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco e ministro da Integração Nacional no primeiro governo do presidente Lula. Foi governador do Ceará, prefeito de Fortaleza, deputado estadual e deputado federal. Foi derrotado nas duas vezes em que disputou a Presidência da República (1998 e 2002). Antes de integrar-se ao PDT já foi do PDS, PMDB, PSDB, PPS, PSB e PROS.
*Cristovam Buarque é senador (PPS-DF), ex-governador de Brasília, ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação de Lula (primeido mandato). Anteriormente ao PPS, foi filiado ao PT e PDT.
*Fernando Collor de Mello – senador, ex-Presidente da República, ex-governador de Alagoas, ex-deputado federal. Foi o primeiro presidente da República eleito pelo voto direto, após o regime militar. Sofreu processo de impeachment em 1992. Anunciou sua pré-canddiatura em janeiro passado, durante discurso em Arapiraca.
*Geraldo Alckmin, atual governador de São Paulo e presidente nacional do PSDB. Começou sua carreira política em 1973, como vereador em Pindamonhagaba, cidade da qual foi também prefeito. Elegeu-se governador estadual e federal. Em 1988 deixou o PMDB, passando ao PSDB, do qual foi um dos fundadores. Foi eleito por três vezes governador de São Paulo. Em 2006 foi candidato à Presidência da República, tendo sido derrotado por Lula.
*Jair Bolsonaro, é deputado-federal (sétimo mandato consecutivo). Natural de Campinas (SP). Em 5 de janeiro de 2018 anunciou sua filiação ao PSL e pré-candidatura à Presidência da República . É oficial da reserva e professor de educação física. Filiações partidárias: PDC, PP (duas vezes), PPR, PPB, PTB, PFL, PSC).
*João Amoêdo, é um dos fundados do Partido Novo, partido que presidiu até julho de 2017. Nascido no Rio de Janeiro. Engenheiro, economista e administrador de empresas. Ex-membro do Conselho de Administração do Itaú-Unibanco. Propõe uma ampla reforma do sistema político, simplificar tributos e melhorar qualidade dos serviços públicos, valorizando a meritocracia.
*José Maria Eymael é o atual presidente do PSDC e calejado candidato à Presidência da República (derrotado nas quatro vezes em que disputou, em 1998, 2006,2010 e 2014). Foi deputado federal (inclusive constituinte). Em 2012 disputou a Prefeitura de São Paulo (ficou em 11º lugar, com pouco mais de cinco mil votos).
*Levy Fidélix – Foi jornalista (tendo sido adjunto do setor de imprensa do Ministério da Agricultura no período do ministro Alysson Paulinelli). Natural de Mutum (Minas Gerais). Fundador do PRTB. Empresário e Publicitário. Foi candidato a Presidente da República em 1994, 2010 e 2014, não tendo nunca chegado ao segundo turno.
*Luís Inácio Lula da Silva – Ex-Presidente da República, ex-deputado federal, ex-líder sindical. Embora se apresente como pré-candidato pelo PT, Lula poderá ter essa pretensão derrubada pela Justiça, por ter sido condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
*Manuela d’Ávila é deputada estadual (PCdoB-RS). Foi deputada federal (dois mandatos). Foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Seu partido lançou-a como pré-candiata em novembro de 2017.
*Marina Silva é pré-candidata à Presidência da República pelo Rede (partido que ajudou a fundar). Foi deputada estadual e senadora pelo Acre. Foi ministra do Meio Ambiente no primeiro governo de Luís Inácio Lula da Silva. Deixou o PT em 2009, passando para o Partido Verde. Concorreu à Presidência da República em 2010(derrotada no primeiro turno). Disputou novamente em 2014 (pelo PSB), ficando em terceiro lugar.
*Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados. Deputado federal em quinto mandato. Em 2017 presidiu o DEM, partido que ajudou a fundar. É filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia.
*Valéria Monteiro – Jornalista, ex-apresentadora do Jornal Nacional. Filiou-se ao PMN em 12 de janeiro de 2018. Anunciou em setembro de 2017 que pretendia disputar a Presidência da República.

*Pedro Luiz Rodrigues é jornalista e diplomata.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!