Carta do Leitor: Motoristas – Heróis das nossas idas e vindas

Imaginem se esses profissionais cruzassem os braços em um dia de rotina, o que seria de nós trabalhadores, aposentados, estudantes e meros passageiros? Como chegaríamos aos nossos destinos?
Precisamos parar um pouco, reconhecer e agradecer o quanto esses profissionais são importantes em nossas vidas. Tanto quanto um médico, professor, advogado, juiz e tantos outros profissionais.
Dar um bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado, por favor, e até mesmo um até logo, não nos custa nada. Mas, pode tornar a viagem mais agradável.
Motoristas são pessoas que se dedicam de corpo e alma sua a profissão. Que nos levam aos lugares que mais precisamos. Dirigindo seus ônibus, suportando as “ranzinzices” dos mais velhos e as inconveniências dos mais jovens, sem hora certa para dormir, mas sempre com hora marcada para começar sua jornada de trabalho.
Que vivem tensos ante a possibilidade de assaltos. Que enfrentam, no seu dia a dia, sol e chuva, estradas boas e más, à mercê dos defeitos mecânicos, as barbeiragens daqueles que dirigem sem cuidado, alcoolizados, usando celulares e com isso tornam o trânsito cada vez mais louco; e expostos à imprudência desses irresponsáveis que eventualmente dirigem pelos mesmos caminhos. Que suportam os ruídos das ruas e a irritação de passageiros nervosos, achando que os motoristas são culpados pelos nossos problemas. Tantas jornadas pelas estradas cheias de surpresas e perigos, que escreve sobre o asfalto.
Diante dessas situações, tão expostos às neuroses, têm que respirar, manter a calma e a serenidade.
Ao dar sinal ou puxar a campainha, precisamos ter consciência que eles também estão subordinados às leis de trânsitos e as ordens de seus superiores. Que só podem parar nos lugares permitidos, não podem abrir a porta em qualquer lugar que desejamos. Essas atitudes nos trazem segurança, confiança e tornam a viagem mais tranquila.
Muitas vezes esquecemos que são seres humanos. Que também precisam da nossa compreensão, cuidado, principalmente, respeito.
A você, motorista, herói nas nossas idas e vindas quero homenageá-los, agradecer e desejar que Deus o abençoe e proteja, que o seu trabalho seja rendoso, sempre reconhecido e admirado, que, principalmente, seus familiares tenham sempre um carinhoso sorriso para recebê-lo em seu retorno.
Minha homenagem a todos os motoristas principalmente um a quem eu admiro, respeito e tenho orgulho: Renato Pedrosa. Motorista da linha 472B Coelho Branco x Candelária, que ama essa profissão, que se propôs a cada dia exercer sua função com responsabilidade e se esforça para honrar com seus compromissos com dedicação, comprometimento e zelo.
Afinal, vocês merecem todo nosso respeito e carinho!

Andréia Viana

error: Conteúdo protegido !!