ESPAÇO MOTOR, por JOÃO MENDES – 10/03

Reunião da família Porsche

Começou com sucesso a temporada 2018 dos eventos do Porsche Club Brasil. O 56º Porsche Driving School, realizado nos dias 2 e 3 de março no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), reuniu quase cem carros da marca alemã e seus proprietários tem a possibilidade de andar forte na pista com uma cronometragem oficial registrando tudo. Fora da pista, muitas atrações como a exibição do primeiro Porsche 718 Cayman GTS a chegar ao Brasil. O encontro para proprietários de Porsche começou com a realização de baterias de treinos livres. No final da tarde, aconteceu a primeira parte da prova Flying Lap, na qual cada participante tem três voltas para marcar tempo. A evolução dos modelos Porsche levou à criação de duas novas categorias para esta temporada: “718”, para os modelos 718 Boxster e 718 Cayman, e “T935”, para os modelos 911 das versões Carrera e Targa da geração “991 II”. Em ambos os casos, a diferenciação se deveu ao fato de esses modelos serem equipados com motor turbo, tendo um desempenho superior às gerações anteriores com motores aspirados. O traçado do Velo Città recebeu também o Porsche 911 GT3 R da equipe Stuttgart Motorsport, campeão brasileiro de Endurance em 2017. Pilotado por Marcel Visconde, o carro entrou na pista em horários diferenciados para fazer os primeiros testes visando a conquista do bicampeonato. Em 2017, Visconde dividiu a condução do 911 GT3 R com Ricardo Mauricio e Max Wilson. No lounge da Stuttgart Porsche, as atrações foram as presenças do 718 Cayman GTS, do novo Panamera Sport Turismo (apresentado recentemente pela Stuttgart Porsche em sua sede em São Paulo) e do 911 Targa 4 GTS. Os clientes tiveram oportunidade de fazer test drives com o Panamera 4 E-Hybrid e o 911 Carrera GTS e no sábado aconteceu a Porsche Parade reunindo todos os participantes. O 56º Porsche Driving School teve patrocínio de Stuttgart Porsche, Pirelli, Banco Safra, Marsh Seguros, BSS Blindagens e Porto Seguro Auto Premium.

Novo quadriciclo Polaris

A Polaris vai lançar o novo quadriciclo RZR XP Turbo S que é maior e mais robusto que a versão anterior. Específico para o off-road agora tem largura de 182,9 cm e foi totalmente modificado do capô aos pneus. O resultado é a máquina side-by-side mais ágil da história, lançando novos padrões em praticamente todas as categorias. O design é novo e o destaque é o sistema de suspensão ativa DYNAMIX, o mais inteligente do mercado, que otimiza cada um dos cursos de suspensão dianteira 48,3cm ou traseira 53,3cm tanto em baixas como em altas velocidades. Além disso, o impressionante design oferece 63.5cm de curso disponível sem bater o assoalho no chão, tornando líder na categoria. Com motor de 170 cavalos o RZR XP Turbo S foi desenhado com capacidades extremas de performance. Com 25 por cento mais assistência na direção elétrica êle mantém o condutor focado sem esforço nas manobras pelo terreno, sem forçar a roda. A nova calibração mais agressiva do mapa de injeção permite um controle de aceleração incrível e o novo sistema de refrigeração do CVT permite melhor fluxo de ar, diminuindo a temperatura da correia. Em breve ele chega nas concessionárias da marca quando o preço será divulgado.

Aumenta oferta de usados movidos a GNV

O volume de vendas de carros GNV (Gás Natural Veicular) na OLX – principal plataforma de compra e venda de usados e seminovos – em 2017 aumentou 25% no comparativo com 2016. Essa alta pode ser reflexo dos reajustes dos combustíveis no ano passado. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor médio da gasolina para o consumidor final subiu 9,16%; o diesel aumentou 9,01% e o etanol cresceu 2,39% em 2017 frente ao ano anterior. O número de carros GNV comercializados no último trimestre de 2017 chegou a 23 mil – um crescimento de 44% em relação aos últimos três meses de 2016. No mesmo período, esses modelos apresentaram um tempo médio de espera 10% menor até a venda em comparação com a média de todos carros vendidos na plataforma. Do valor total de modelos GNV vendidos, 22% é representado pelos veículos Fiat Palio, Chevrolet Corsa, Volkswagen Gol e Fiat Siena.

Viagem e desafio

O navegador Amyr Klink e o jornalista Joel Leite iniciaram viagem rumo ao vilarejo mais austral do mundo, em Puerto Toro, no extremo sul do Chile. O projeto “Pra Lá do Fim do Mundo” foi idealizado pelo Portal ECOInforme, com patrocínio da Honda, participação especial de Amyr Klink. Navegador e jornalista terão o apoio de sete profissionais. No total, serão 19 dias a bordo de dois modelos Honda WR-V e dois Honda HR-V, com equipe de filmagem, apoio e produção, passando por quatro países e mais de 7.500 km. “Trata-se de um roteiro icônico, que vai para o extremo da América do Sul, o povoado mais austral do mundo. A Patagônia é a região menos afetada por problemas climáticos e com pouca presença humana. Será memorável”, diz Klink.

error: Conteúdo protegido !!