Visão Geral – 14/03

Bola Cheia

Para quem tem acima de 60 anos de idade, renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos e quer muito viajar, esse é o momento de emitir a ‘Carteira do Idoso’, em Queimados. Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Assistência Social cadastrou cerca de 1500 idosos, que passaram a ter direito nas passagens ou desconto de 50% nas mesmas. #Aplausos!

 

Bola Murcha

Intolerância religiosa virou ato normal para líderes evangélicos despreparados para pregar o amor de Cristo sem distinção. Alguns desses falsos profetas (minoria) ocupam suas contas nas redes sociais e criticam, por exemplo, a convivência pacífica entre irmãos de sua crença e seguidores dos cultos afros. Essa gente precisa de muita oração. #VaiAprenderOQueÉAmorAoPróximo!

 

Luz nossa de cada dia fica mais cara

Divulgação / Light

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste médio de 10,36% nas tarifas da Light. Para consumidores conectados à alta tensão, o aumento será de 13,40%, e para a baixa tensão, a alta será de 9,09%. As novas tarifas entram em vigor a partir de quinta-feira, 15 de março. A Light atende a 3,8 milhões de unidades consumidoras no Rio de Janeiro e outros 30 municípios do Estado.
Todos os itens que compõe a tarifa da Light subiram. O custo com a compra de energia contribuiu com 2,56 pontos porcentuais do total do reajuste; os encargos setoriais, que bancam subsídios, descontos e programas sociais, teve peso de 2,46 pp; e os gastos com transmissão contribuíram com 2,36 pp.
O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse que o tamanho do reajuste demanda a necessidade de discutir a estrutura e o nível das tarifas de energia no País. Na avaliação dele, o governo e o Congresso devem fazer essa reflexão, principalmente no que diz respeito ao peso dos encargos setoriais.
O orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), encargo que onera a conta de luz e que serve para arrecadar recursos para esses subsídios, é de R$ 18,843 bilhões, valor que deve trazer um impacto médio de 2,14 pontos porcentuais nas tarifas de clientes de todo o País.
Entre os beneficiados por esses subsídios estão as fontes renováveis de energia, como eólicas e solares, agricultores, irrigantes e concessionárias de água e esgoto, além da população de baixa renda. Todos esses grupos têm direito a descontos em taxas e tarifas. Em contrapartida, os demais clientes, entre eles os residenciais, pagam um valor maior para bancar esses benefícios.
“Essa discussão tem que ser feita no âmbito dos formuladores da política, o Poder Executivo e o Congresso Nacional, em especial na questão dos encargos setoriais”, afirmou Rufino. “No caso da Light, o valor da tarifa já ultrapassou os índices de inflação, isso sem contar os tributos.”
A superintendente de Regulação da Light, Angela Gomes, disse que apenas 5% da população atendida pela distribuidora tem direito à tarifa social, mas, segundo ela, 16% dos clientes da empresa vivem em favelas.
“Essas pessoas não têm condição de pagar o tamanho da tarifa que chega para eles, mas subsidiam a conta de luz de consumidores do Norte e Nordeste”, disse ela, que defendeu a mudança nos critérios de enquadramento da população nesse programa social para que mais pessoas possam receber o benefício. (Fonte: Estadão Conteúdo)

 

Grito dos sem-água

Gás canalizado em Marapicu, região bem afastada do centro de Nova Iguaçu, é novidade para muitos. A coluna recebeu o seguinte: “Equipes da CEG está furando as ruas para colocar tubulação de gás encanado, estouraram a tubulação da Cedae e deixaram o Marapicu sem água há três dias. Segundo moradores, as torneiras estão secas nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida, afetando 2.700 famílias. Caso não haja urgência na solução do problema, protestos com a presença da imprensa podem acontecer.

 

Lei protege animais

Em Guapimirim foi aprovado o projeto de lei 1.191/17, do vereador Pitter (PSB), pelo qual, os proprietários de animais terão responsabilidades, conforme explica o parlamentar: “com a criação desta Lei serão reforçadas as responsabilidades dos tutores de cães e gatos na cidade. Devem manter os animais em perfeitas condições de alojamento, alimentação, saúde e bem-estar, bem como as providências pertinentes à remoção dos dejetos por eles deixados em vias públicas ou vias privadas franqueadas à livre circulação…”.

 

Donos podem ser
punidos

“…Não poderão soltar ou abandonar animais em vias e logradouros públicos e privados. Logo, havendo algumas dessas infrações, sem prejuízo das responsabilidade da natureza civil ou penal cabíveis, os infratores sofrerão, alternativa ou cumulativamente, as seguintes penalidades, que serão regulamentadas pelo Poder Executivo: advertência; multa; apreensão dos animais, instrumentos, equipamentos ou veículos de qualquer natureza utilizados no momento da infração; interdição total ou parcial, temporária ou permanente, de locais e estabelecimentos”.

 

Polêmica na Alerj

A Comissão de Constituição e Justiça da Alerj vota nesta quarta-feira (14), a última etapa do projeto que concede a casais homoafetivos garantir por lei seus nomes na certidão de nascimento dos seus filhos, independente de autorização judicial, como acontece atualmente. Se for aprovado, o projeto será encaminhado para sanção ou veto do presidente da Casa. Quem não está gostando nada disso é a bancada dos deputados evangélicos. A sessão promete.

 

Eleitores
pessimistas

Um porcentual de 44% dos brasileiros está pessimista com as eleições presidenciais deste ano. O dado é da Pesquisa CNI/Ibope “Retratos da Sociedade Brasileira”, divulgada ontem (13), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que mostra que a corrupção (30%), a falta de confiança nos governantes e candidatos (19%) e a falta de confiança nos pré-candidatos (16%) estão entre os principais motivos de incredulidade dos brasileiros. O levantamento ouviu, entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2017, cerca de duas mil pessoas em 127 municípios brasileiros.

 

Honestidade

Com relação às características pessoais mais apontadas como importantes, 66% dos brasileiros concordam totalmente ou em parte que preferem votar em um candidato honesto, mesmo que ele defenda políticas com as quais a pessoa não concorda. Em contrapartida, 19% dos brasileiros afirmam que preferem votar em um candidato acusado de corrupção, mas que pense como eles. A característica de formação e experiência profissional mais apontada pelos brasileiros como muito importante foi conhecer os problemas do País. Essa opção foi apontada por 89% dos entrevistados como de máxima importância.

error: Conteúdo protegido !!