Harley Davidson: mais conforto, potência e Liberdade

Eu aterrisso em São Paulo e vou direto me encontrar com uma moto muito especial, um ícone da engenharia da Harley Davidson, o seu mais novo bólido: A nova CVO Road Glide 2018. Sinto-me como um jovem em seu primeiro encontro (nervoso e ansioso), mas com a certeza que irei conquistar esta fera, afinal são 1.923 cc com uma taxa de compressão de 10,2:1 injetada sequencialmente (ESPFI – sigla em inglês para Eletronic Sequential Port Fuel Injection), gerando um torque de 169 Nm á 3.500 RPM, Motor 1 Milwaukee-Eight 117.

Temos que respeitar uma motocicleta que possui estas características em seu propulsor, a Harley não revela a potência em CV, mas especula-se algo entre os seus 96CV, pois para a Harley o importante não é só a potencia, mas o conjunto da Obra, torque, desempenho, aceleração e o principal, a sensação de liberdade e satisfação em pilotar uma Harley Davidson preparada e customizada pelos próprios engenheiros da fábrica. Estamos falando de uma Harley (notem que eu não vou mais chamar de Motocicleta, pois como grande entusiasta da marca, o sinônimo de Motocicleta é Harley para os apaixonados).

O seu nome já possui a sigla CVO (Sigla em inglês para Custom Vehicle Operations) uma divisão de preparação da própria marca, do tipo AMG para Mercedes-Benz ou a série RS para a Audi, estamos falando de customização de alto padrão de qualidade, onde o desempenho e beleza trabalham em sinergia com o objetivo de atender a exigência do fabricante e principalmente de seus potenciais compradores.

Quase 3 metros de muito prazer e segurança

Logo que sai da Loja onde estava a Harley CVO ROAD GLIDE peguei um transito caótico, seria naquele momento a primeira prova de fogo da Harley, e fiquei muito satisfeito, embora seja uma motocicleta grande com seus 2.460 mm de comprimento e pesando cerca de 400 kg, em movimento a sua ciclística é muito boa, é claro que você não vai sair fazendo zig zague no meio dos carros, mas você não fica preso no trânsito. A sua altura do Assento de 680 mm, sem peso, proporciona muita segurança ao poder calçar bem os pés no chão e maior manobrabilidade. O sistema de refrigeração líquida em conjunto com a refrigeração a Ar e a sua carenagem que possui várias entradas de Ar e defletores especiais proporcionam um maior conforto ao piloto no trânsito das grandes metrópoles, além do seu motor não vibrar muito em relação aos modelos anteriores.

Faróis e sinalização tudo em Led

O visual desta Harley CVO ROAD GLIDE é incrível, a sua carenagem dianteira e os seus dois faróis em Led (todas as lâmpadas de sinalização é em Led) provocam um efeito futurístico sem perder a identidade que a Harley possui. Quanto à carenagem no estilo “Shark” é uma característica mais conhecida nos Estados Unidos, e agora que esta começando a ser introduzida no Brasil, a carenagem é fixa, isto é, o guidom mexe para um lado e para o outro, mas a moldura da carenagem não, nada que em 3 minutos você já se habitua. A sua pintura é um charme a mais, em tons cinza com detalhes em vermelho proporciona um visual bastante esportivo onde chama atenção onde você estiver.

Mais de 100 km na 3ª marcha em 2 segundos

Saindo da cidade de São Paulo me dirigi para Aparecida, foi onde a CVO Road Glide mostrou para que veio, um verdadeiro “Bólido” de duas rodas, logo que sai do pedágio foram necessários apenas 2 a 3 segundos para alcançar os 110Km na 3° marcha e ter o prazer de ouvir uma bela melodia do ronco desta Harley que faz levar ao êxtase os mais apaixonados e fãs desta marca. Neste momento me veio em mente o verdadeiro significado da sigla deste modelo, “CVOOOOOOOOOO”…. (A bela sinfonia do ronco do seu motor ao acelerarmos).

Som em alta definição mata de inveja

Após uma parada em Aparecida resolvi que estava no momento de tornarmos mais íntimos, o Homem e Máquina, foi quando espetei o meu Pen Drive no cabo de entrada USB no porta luvas do lado direito (este modelo possui dois compartimentos, um de cada lado, que é bastante funcional para guardar dinheiro para pedágio, celular, documentos etc.), selecionei o titulo Classic Rock, meu Deus! Que som é este? Realmente de matar de inveja os loucos por som em alta definição. Temos que levar em consideração que a CVO ROAD GLIDE possui um sistema de som de última geração, se trata do sistema de Informações e lazer BOOM! Box 6,5GT de 150 Watts por canal com 4 alto-falantes (dois na frente e dois atrás logo acima do bagageiro, sem comprometer a capacidade de carga dos bagageiros que é de 68 litros).

Autonomia é outra diferença na Harley

No dia seguinte foi à vez de andar em serras com muitas curvas, e a serra escolhida foi a que liga Penedo – RJ a Visconde de Mauá. Mas sem antes de passar no posto e constatar que apesar de toda a potência e conforto a CVO ROAD GLIDE para a sua categoria é bastante econômica, onde pela minha medição alcançou os 16 Km/L, e sendo assim, possui uma grande autonomia, já que seu tanque de combustível possui a capacidade de armazenar 22,7 Litros, esta Harley pode alcançar até os 360 km sem precisar abastecer. A CVO ROAD GLIDE não decepcionou, faz as curvas suaves e com total segurança, transmitindo assim muita satisfação ao pilotar, o sua suspensão é muito bem calibrada, com Pneus dianteiro 130/60B21 M/C63 e traseiro 180/55B18 M/C80 e freios á disco com ABS tipo CÀLIPER Dianteiro e Traseiro fixado com 4 pistões de 32mm.

Foram 1.000 km de muita paixão

Toda esta engenharia trabalhando em sinergia com a sua magnífica caixa de transmissão de seis marchas com acionamento primário de corrente e secundária por correia com relação 34/46 proporciona muito prazer em dirigir até mesmo em condições adversas onde não se faz necessário a constante troca de marchas, uma vez que seu torque é elevado. Fiquei muito satisfeito, e por já ter percorrido esta serra em várias ocasiões diferentes, foi a vez em que me senti mais seguro e menos tenso para traçar as curvas.

Rodei cerca de 1.000 km com a CVO ROAD GLIDER 2018, passando ainda pela cidade do Rio de janeiro e indo á Barbacena – MG, esta ultima viagem em companhia de minha esposa, onde ficou apaixonada também por esta Harley, mas que me pediu que se eu fosse comprar não se esquecer de instalar um sissy bar para ela.
O que dizer da CVO ROAD GLIDE vou sentir muitas saudades e que no meu cantinho da Harley sempre vai haver um lugar para ela.

By Marcelo Carvalho
Marcelo Carvalho – 49 anos, Carioca, Comerciante, membro do HOG há 8 anos e motociclista desde os 18 anos.
Março – 2018

error: Conteúdo protegido !!