Alerj, por Ronaldo Ferraz e Pereirinha – 17/03

Entrevista: Vereador João Mendes de Jesus

O vereador João Mendes é do PR, aliado do Marcelo Crivella, está com o pé atrás com o alcaide carioca, mas alimenta a esperança de que as coisas vão melhorar.

>> JH – Vereador, a intervenção federal na segurança do Rio é benéfica para o estado e para o município?

>> João Mendes – A segurança é uma condição primordial para qualquer sociedade. A sociedade sem segurança não tem prosperidade. Não tem paz e não protege os seus cidadãos.

>> JH – O senhor acredita que vai favorecer o turismo?

>> João Mendes – Segurança, educação e saúde é o tripé do desenvolvimento de qualquer nação. Vamos confiar e acreditar que a intervenção vai ser benéfica e trazer resultados para o nosso Rio de Janeiro.

 

A insensatez na Comunicação da Alerj

Célia Abend é uma jornalista com séculos de experiência e respeitada – Gutemberg se vivo fosse teria que se ajoelhar aos seus pés -, que passou por várias assessorias de imprensa, do poder público ao setor privado, portanto deve saber o que vem a ser uma Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), a não ser que tenha passado por uma grave crise de amnésia e tenha esquecido o que aprendeu nas redações ou como servidora de quem estar no poder, seja no legislativo ou executivo.
Antes de chegarmos às minundências, precisamos refrescar a memória da Célia Abend sobre o que vem a ser uma Assessoria de Imprensa, que visa relacionar-se com os jornalistas – o que é bom – ou esconder os fatos sob os mantos da arrogância, impertinência e, também, por que não dizer, da ignorância, simplesmente para mascarar a incompetência ou a subserviência de quem manda ou é mandado.

Agora vamos aos fatos

Há meses, uma pessoa da ASCOM, um tal de Jorge – desculpe-nos – não sabemos de que, provavelmente sob a orientação malígna da Célia Abend, vem implicando com os jornalistas que há anos cobrem os trabalhos dos parlamentares fluminenses.
Primeiro suprimiram o clipping em papel, sob a alegação de economia. Um economista, amigo da coluna, está fazendo estudo sobre a economia da ASCOM com a supressão do clipping da Sala de Imprensa.
Segundo, suprimiram o clipping eletrônico, argumentando que só o servidor público pode ter acesso. Isto é discriminação e odioso. O mais triste. O mais lamentável é ver um jovem diretor, Jorge de tal, sem a experiência da madura Célia, não respeitar uma jornalista na Sala de Imprensa, Beatrix Komora, que passou mal numa discussão com ele e foi parar no Serviço Médico.
O que aconteceu, querida Célia, merece reflexão, Mais ainda, querida: Sala de Imprensa é para jornalistas de jornais, televisão, revistas e rádio, além de blogueiros, se possível for. Assessores de deputado devem trabalhar, sim, mas nos gabinetes dos seus respectivos deputados ou no Plenário Barbosa Lima Sobrinho para evitar que seus protegidos façam bobagem ao falar aos jornalistas.

 

De Gaiola de Ouro à Casa da Mãe Joana

O assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL), na noite de quarta-feira, no Estácio (Rio), cometeu o milagre de transformar a Gaiola de Ouro (apelido do Palácio Pedro Ernesto) em Casa da Mãe Joana, onde todo mundo manda.
O vereador Renato Cinco, colega de Mariele, deu ordem peremptória, à revelia do presidente Jorge Felippe, para barrar a entrada de jornalistas no Palácio Pedro Ernesto, onde a vereadora estava sendo velada.
A atitude do Renato foi censura à imprensa, que ele diz defender ou dela se aproveitar quando é do seu interesse.

 

Sérgio Zveiter

Sem uma atuação brilhante, nem ao mesmo razoável, na Câmara dos Deputados, o deputado federal Sérgio Zveiter ganhou destaque nacional ao relatar o processo contra o presidente Michel Temer.
O deputado Sérgio Zveiter, filho do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Waldemar Zveiter, e irmão do desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio , Luiz Zveiter, foi secretário nos governos Garotinho, Sérgio Cabral e Pezão e na prefeitura de Eduardo Paes. Foi juiz do Tribunal de Justiça Desportiva antes de presidir a OAB/RJ, depois do que iniciou sua gloriosa e redentora carreira política.

error: Conteúdo protegido !!