Visão Geral – 22/03

Bola Cheia

Nesta quinta-feira (22), comemora-se o Dia Mundial da Água. E como a data é uma oportunidade para pensar a natureza e a proteção ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Queimados realizará plantio coletivo de 300 mudas em torno da mina do condomínio Laurindo Moreira, no bairro Jardim da Fonte. #Aplausos!

 

Bola Murcha

A maioria das rampas de acesso nas passarelas das estações ferroviárias periféricas do Rio não merece a iluminação precária que tem. Um dos campeões de escuridão e outras carências é o ramal de Belford Roxo. Na estação de Comendador Soares acontece algo inusitado. A região central, saída das roletas, é ‘claríssima’, mas as laterais, ‘um breu só’. #AlôSupervia!

 

200 anos de Itaguaí: comemorações até dezembro

Sara Oliveira / Divulgação

As primeiras ações do projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos, que conta com o patrocínio da Vale e do Ministério da Cultura, foram sucesso. No último sábado (17), foi dado o ponta pé inicial para as comemorações do bicentenário da cidade, que acontece no dia 5 de julho. Até dezembro, diversas atividades culturais temáticas acontecerão em dez pontos do município mensalmente. A próxima edição será no Largo de São Benedito, em Coroa Grande, a partir das 10h.
A primeira edição do evento contou com oficinas de Desenho, com Gil Del Carmo; Patchwork “200 anos por 200 mãos” – construção de uma colcha contando a história da cidade, com Denise; Artesanato – palha e couro, com Graça, e Tecidos Acrobáticos, com as Brincantes do Estúdio Despertando.
Além das oficinas, teve a apresentação da Orquestra Jovem de Violinos, Cortejo Cultural com música, perna de pau, palhaços, estandartes, entre outras ações, contação de história com a Cia de Teatro Casa Verde e feira com produção dos artesãos locais. Na ocasião, a analista de relações institucionais, Marcia Moreira, ressaltou que a Vale acredita no resgate da cultura de Itaguaí. “A Vale está empenhada nesta questão de fazer acontecer, e esse, é um dos objetivos para que a Vale esteja patrocinando esse projeto por acreditar que a cultura é uma ferramenta de transformação social que vai trazer um resultado de muito âmbito para o nosso município”, disse Marcia Moreira destacando o trabalho que a Vale vem realizando nas escolas da rede municipal de ensino. “Quero agradecer a Secretaria de Educação e Cultura que abriu as portas das escolas para distribuirmos e divulgarmos uma cartilha que conta a linha do tempo da história de Itaguaí”, completou.
Já a idealizadora do projeto “Ativação Cultural Itaguaí 200 anos”, Alessandra Reis, destacou o quanto é rica a história de Itaguaí e como é importante a celebração do bicentenário. “Esperamos que esse projeto nos ajude a resgatar nossa memória social e que, a partir do conhecimento das raízes que nos sustentam possamos projetar um futuro melhor. Quero agradecer ao Ministério da Cultura e a empresa Vale, que estão patrocinando o projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura”.
O projeto “Ativação Cultural Itaguaí 200 anos” tem como objetivo levar a história da cidade para todos. Por isso, a cada terceiro sábado do mês, sempre em um ponto diferente da cidade, serão apresentados dez temas: “Os Índios”, “Os Jesuítas”, “O Engenho de Açúcar do Facão”, “O Nascimento da Cidade”, “A Passagem do Príncipe Rumo à Independência”, “Os Africanos”, “A República”, “A Imigração Japonesa” e “Os dias de hoje”. A programação das atividades também segue os temas, sendo um dos destaques a criação de uma colcha que contará a história da cidade com 200 quadrados feitos ao longo do projeto nas oficinas de Patchwork.
Confira os locais que vão receber as atividades culturais de comemoração dos 200 anos de Itaguaí. Abril: Tema: Os Jesuítas – Largo da Igreja de São Benedito – Coroa Grande; Maio: Tema: O Engenho de Açúcar do Facão” – Praça da Amendoeira – Teixeiras; Junho: Tema: “O Nascimento da Cidade” – Praça da APAE – Estrela do Céu; Julho: Tema: “A Passagem do Príncipe Rumo à Independência” – Praça da Igreja Matriz- Centro; Agosto: Tema: “Os Africanos” – Praça Céus – Chaperó;
Setembro: Tema: “A República” – Praça dos Prédios – Vila Margarida; Outubro: Tema: “A Imigração Japonesa” – Praça de Mazombinha – Mazomba; Novembro: Tema: “Os Dias de Hoje” – Largo da Igreja de São Pedro – Ilha da Madeira; Dezembro: Encerramento do Projeto – Praça Das Artes – Centro.

 

Alcemir estadual

Logo depois que cumpriu o mandato e entregou o cargo de prefeito de Nova Iguaçu a Rogério Lisboa, Nelson Bornier anunciou sua vontade de descansar e se dedicar mais à família. Com isso, alguns aliados de primeira hora buscaram outros rumos. Foi o caso do vereador Alcemir Gomes. O representante de Comendador Soares articulou e confirmou pré-candidatura a deputado estadual em dobradinha com Luiz Antonio Teixeira Júnior (Dr. Luizinho). Cemir, como é conhecido, conta com a orientação do mano-guru, Altamir Gomes, ex-prefeito da cidade (1993/1996).

 

Miga e o amigo Juninho

‘Miga’, o vereador-presidente da Câmara de Japeri, é outro que sonha acordado com a Alerj nas 24 horas do dia. O rapaz, iguaçuano até debaixo d’água é amigo do peito de Juninho do Pneu, que preside o Legislativo de Nova Iguaçu, e vê chances de uma ‘dobrada’ com o colega – pretenso candidato a federal. Há quem afirme peremptoriamente que o prefeito Rogério Lisboa, ou sua eminência parda, não está com forças entre parlamentares municipais para ditar o que devem fazer com vistas ao pleito de outubro. É o cada um por si, Deus por todos.

 

‘Sacolada’
na Câmara

Parece que do ninho parlamentar iguaçuano sairá uma ‘sacolada’ de candidatos à Alerj. Embora não se tenha confirmação dos nomes, além de Alcemir Gomes, Renato do Mercado é outro que quer dar saltos maiores na carreira. Carlão Chambarelli, até ontem, estava em dúvidas se arriscava ou se permanecia tranquilo em sua cadeira na Casa do Povo iguaçuano. Até o pacato Rogério Vilanova, com seu jeitão de mineiro, não descarta concorrer.

 

Segunda instância

No começo da tarde de ontem, quarta (21), o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), desistiu de colocar em pauta as ações relacionadas à prisão após condenação em segunda instância. Ele alegou não haver chance de ter começado ontem o novo julgamento das ações. “A ação tem que ter dia designado. Não há possibilidade de apreciação abrupta. O que está em jogo é se é possível ou não sentar-se em cima de um processo porque, uma vez apreciado, poderá ser decidido assim ou assado”.

 

STF descompassado

Marco Aurélio fez duras críticas às divergências internas, o que segundo ele, está criando uma crise insustentável, “É preciso acabar esse descompasso dentro do próprio Supremo. Está horrível. A distribuição de habeas corpus está sendo uma loteria”. As críticas também foram feitas à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, para Mello, as ações devem ser julgadas, e Cármen Lúcia precisa pautar as ações. A ministra Cármen já afirmou, diversas vezes, que não existe razão para que a matéria volte agora para a pauta, já que a decisão do STF é de 2016.

 

Para finalizar

Mello disse ser indiferente para o STF, o fato de o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ter marcado o julgamento dos embargos declaratórios apresentados pela defesa do ex-presidente Lula para a próxima segunda-feira (16). “Não tem influência. Nós não julgamos pela capa, mas pelo conteúdo”.

error: Conteúdo protegido !!