Ação social atrai milhares de pessoas à Vila de Cava

A primeira edição do #EuSouNovaIguaçu ofereceu diversos serviços à população que compareceu à Praça de Vila de Cava no último sábado
Alziro Xavier/PMNI

Moradora do bairro Corumbá, a auxiliar de limpeza Lindalva do Nascimento Araújo, de 55 anos, dedicou seu fim de semana a cuidar da saúde e da beleza, com aferição de pressão arterial, exame de glicose e limpeza de pele. Ela foi uma das milhares de pessoas que passaram pela primeira edição do #EuSouNovaIguaçu, realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu no sábado (24), na Praça de Vila de Cava, na Rua Álvaro Gonçalves . Nos primeiros minutos de ação já houve uma grande procura por parte da população, inclusive de bairros distantes, como Posse, Comendador Soares, Austin e Miguel Couto.
“A procura foi enorme. Em menos de uma hora de evento já se formou uma longa fila para a isenção de taxa para casamento, 2ª via da carteira de identidade, CPF e de certidões de nascimento e casamento. Além de outros serviços. Ainda teve o Programa Bolsa Família e estamos atendendo mulheres que passaram por situações de violência. Esta primeira ação foi um sucesso”, destacou a secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros.
A ação vai acontecer sempre no último sábado de cada mês, das 9h às 17h, com a integração  das secretarias de Governo, Assistência Social (Coordenadoria da Mulher), Educação, Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação, Saúde (Superintendência de Vigilância Ambiental), Trabalho e Renda, Economia Finanças, Esporte e Lazer, Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Infraestrutura, Cultura e Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG).
Foram oferecidos ainda, corte de cabelo em parceria com a empresa Nyoá, pesagem (somente para beneficiários do Bolsa Família), testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV, muita atividade de lazer para crianças, dosagem de glicemia, emissão do cartão SUS, acolhimento e orientações sobre violência contra a mulher, reconhecimento de paternidade, Vale Social, IDJovem, cadastramento e recadastramento de Bolsa Família, recadastramento de BPC (Benefício de Prestação Continuada), benefício da Prestação Continuada (antigo LOAS), oficinas dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários (SCFV), tarifa social, atendimento social, Saúde do Idoso e Programa Progredir. Ainda teve uma oficina de artesanato da FENIG.
Outro ponto alto do #EuSouNovaIguaçu foi a distribuição de 200 livros infantis para crianças da cidade, através do projeto ‘Livros para voar’.  A pequena Raissa Lopes Sardes, de apenas 9 anos, foi a primeira presenteada com o livro ‘A menina do País das Neves’, de He Zhihong, e se emocionou.
“Vou mostrar o livro aos meus coleguinhas da escola. Ler é muito bom. Quero ser escritora”, avisou a estudante da Escola Municipal Juvenil de Souza Lopes, em Vila de Cava.
Coordenadora do evento, Rita Almeida, lembrou que o a procura pelos livros foi grande.
“O mais curioso é que as crianças se anteciparam e já pediram os livros antes mesmo do início da ação. Isso mostra que elas gostam de ler e há esse interesse. São livros de várias literaturas e educativos. Vale a pena apostar na leitura”, frisou.
A Defesa Civil também ofereceu os seguintes serviços: cadastro para o recebimento de mensagens de alerta, via SMS, para prevenção e redução de desastres, cadastro de novos voluntários na Rede SVAC (servidores, voluntários e amigos da Comunidade), o que permite acesso a diversas atividades, todas gratuitas, incluindo cursos relacionados a redução do risco de desastres, como o curso de Primeiros Socorros e o Curso de Primeira Resposta a Acidentes com Produtos Perigosos (serão 18 cursos em 2018).
Ainda houve distribuição de material informativo sobre prevenção e preparação para emergências e desastres, além de atividades de pintura para crianças com temas relacionados a percepção de riscos, prevenção de acidentes domésticos e na escola, além de recebimento de solicitações para vistorias técnicas, entre outros, como atividades de conscientização sobre o trânsito.
Representando o prefeito Rogerio Lisboa, seu vice, Carlos Ferreira, o Ferreirinha, garantiu que a proposta da Prefeitura de Nova Iguaçu é descentralizar os serviços, levando ações até a população.
“A prefeitura está indo até as pessoas. Muitos trabalham todos os dias e só tem o fim de semana livre e podem aproveitar os serviços como um corte de cabelo, exames, retirada de documentos. Vamos percorrer toda cidade”, afirmou Ferreirinha.
No Centro Especializado de Atendimento à Mulher, a população teve atendimento com psicóloga, assistente social e advogada, acompanhamento das dificuldades de aprendizagem dos filhos das mulheres em situação de violência, entre outros.
Uma longa fila também se formou na tenda da beleza e estética.
“Queria ficar mais bonita para o maridão e fiz uma limpeza de pele e sobrancelha. Se fosse pagar por isto no salão iria gastar mais de R$100,00. Fiquei linda, me sinto uma diva. Quero participar de mais ações como esta”, comemorou a cabeleireira Sandra Viana, de 43 anos,  que saiu do bairro da Grama para curtir o dia no  #EuSouNovaIguaçu.

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