Escola de Direito oferece assistência jurídica gratuita

Mais de mil pessoas buscam assistência de graça todos os meses na Escola de Direito da Unig
Davi de Castro/Jornal de Hoje

Mais de mil pessoas por mês estão recebendo atendimento e assistência jurídica de graça, através da Escola de Desenvolvimento de Habilidades Profissionais Integradas –EDHaPI. Esta instituição funciona como um dos braços da faculdade de Direito da Universidade Iguaçu (Unig).
Para ampliar ainda mais o atendimento em outras áreas, a Escola está firmando parcerias com empresas, órgãos públicos e privados, como prefeituras e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além disso, promove ciclo de palestras sobre assuntos específicos.
Mais de mil atendimentos mensais
A Escola de Desenvolvimento de Habilidades Profissionais Integradas (EDHaPI) está instalada na rua Bernardino de Melo, 2.075, sobreloja, no centro de Nova Iguaçu, ao lado do antigo Fórum, próximo à estação ferroviária. A instituição, que fora inaugurada no dia 31 de janeiro, é uma evolução do Escritório de Assistência Jurídica da Unig (Esajur), que se destinava ao atendimento e orientação jurídica por parte dos estudantes da Faculdade de Direito. Com a ampliação dos serviços, através da Escola, o atendimento aumentou de forma que mais de mil pessoas são assistidas todos os meses, através de ações processuais sobre vos mais variadas questões jurídicas. “Nosso objetivo é atender e assistir as pessoas nas questões jurídicas, facilitando a elas o acesso à justiça em todas as áreas que se fizerem necessárias”, avisa o diretor da Faculdade de Direito da Unig, professor João Batista Barreto Lubanco, idealizador da ampliação do serviço.

Levando direito às comunidades

Para o diretor da Faculdade de Direito da Unig, professor João Lubanco, o objetivo é facilitar o acesso das pessoas a justiça em todas as áreas
Davi de Castro/Jornal de Hoje

De acordo com a coordenadora da Escola, Carmen Caroline, professora de Direito Civil, várias parcerias estão sendo viabilizadas, com a finalidade de aproximar o direito, também no que se refere às leis, a todas as comunidades da região. Através da prefeitura de Nova Iguaçu, por exemplo, integrantes da Escola visitaram escolas de pessoas com deficiência. E ainda, em defesa e pelo atendimento à população de rua, a EDHaPI está atuando junto com a Defensoria Pública, no sentido de tornar melhor a vida dessa pessoas, por força da lei e seus efeitos.
>>Ciclo de palestras – Outras atividades estão voltadas para ciclos de palestras, com o objetivo de inserir as comunidades naquilo que lhe é de direito. Já foram realizadas este ano, palestras sobre “Marcas e Patentes”, a qual esclarece os direitos e registros, de acordo com a legislação brasileira. E outra sobre “Direitos e garantias Individuais e os Princípios Constitucionais”. Já estão previstas para o dia 19 de abri, às 14hs, palestra sobre “Empoderamento Feminino”, e dia 27, às 10h, “Desenvolvimento Sustentável”.

por Davi de castro – davi.castro@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!