Mesquita terá UPA 24 Horas para atender 15 mil pessoas

Com capacidade para atender 15 mil pessoas mensalmente, a Unidade Mista Mário Bento, em Mesquita, foi totalmente reformada, ampliada e transformada em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tipo 2, com funcionamento 24 horas.
Com mais de 30 ambientes, salas vermelha e amarela, setores de urgência, emergência, além de sala de isolamento, a nova unidade fora equipada com equipamentos de última geração. As obras estão em fase final e será inaugurada este ano.
De acordo com o secretário de saúde de Mesquita, o médico Emerson Trindade, a unidade estava fechada desde o final do ano de 2016 por falta de estrutura, já que faltavam medicamentos, materiais médicos e cirúrgicos e precariedade não apenas na estrutura administrativa, com teto caindo, mas também de pessoal, além de questões de insalubridade. “Quando assumimos o governo, em janeiro de 2017, a unidade Mário Bento já estava fechada. Naquela época, comuniquei os fatos ao Ministério Público Federal e ao Conselho Regional de Medicina”, lembra o secretário. Com as reformas, segundo ele, a unidade está com capacidade para atender a 15 mil pessoas por mês.
UPA terá urgência e emergência
A partir desta ocasião o projeto de reforma começou a ser desenhado. “Começamos o trabalho para transformar a unidade Mista e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo 2, com funcionamento 24 horas. Agora teremos equipamentos de ponta, laboratório, sala vermelha (para pacientes graves), amarela (para pacientes intermediários), sala de isolamento (pacientes com problemas de contágio), além de setor de urgência e emergência?, destaca o secretário. As obras estão da UPA 24 Horas em fase final e segundo o prefeito da Cidade, Jorge Miranda, a unidade estará aberta à população em breve”, disse ele, evitando fazer previsão da data, muito embora já se saiba que a inauguração acontecerá ainda este ano.
Unidade com 30 ambientes
Fundada em 1990, por indicação do então vereador Jamil Dantas (PDT) – quando Mesquita ainda pertencia a Nova Iguaçu – esta é a primeira reforma geral feira na unidade. A UPA 24 horas terá 30 ambientes, inclusive com setor de classificação de risco – onde se avalia se o paciente permanece o será transferido. A unidade de saúde, desde a sua fundação, sempre foi gerenciada com recursos municipais. Mas como a Cidade foi mergulhada em uma dívida de mais de R$ 130 milhões, na gestão passada, muitos serviços básicos deixaram de ser prestados à população. Agora, depois de muitas idas e vindas de Jorge à Brasília, a unidade receberá verbas federais.

por Davi de Castro – davi.castro@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!