Secretaria de Segurança moderniza e integra rede de comunicação com 12 mil rádios

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Aparelhos já serão usados nos eventos-teste para os Jogos Rio 2016
Aparelhos já serão usados nos eventos-teste para os Jogos Rio 2016

A Secretaria de Estado de Segurança inicia a distribuição de 12 mil novos rádios adquiridos para modernizar e integrar o Sistema Integrado de Radiocomunicação Crítica Estadual (SIRCE). O projeto visa impedir a interceptação das comunicações e garantir que o contato entre os integrantes das forças de segurança aconteça de forma sigilosa e ininterrupta. O Governo do Estado investiu R$ 7,5 milhões no equipamento, adquirido através de licitação, e a distribuição vai até o final do mês de agosto.
Os novos rádios – que operam na faixa de 380 MHz, conforme determinação da Anatel – irão substituir os antigos aparelhos, adquiridos para os Jogos Pan-Americanos 2007, beneficiando a população fluminense e os milhares de visitantes, pois agiliza o acionamento dos policiais e garante o contato entre os agentes mesmo em situações críticas de comunicação. Neste primeiro momento, sete mil dos 12 mil aparelhos serão incorporados pelos órgãos vinculados à Secretaria de Segurança – 5.400 para a Polícia Militar, 1450 para Polícia Civil e 150 para uso interno – enquanto os outros cinco mil serão cedidos para organização dos Jogos Rio 2016. Após a Olimpíada, estes cinco mil serão redistribuídos, representando um importante legado para segurança do Estado.
“Esta aquisição vem ao encontro do conceito de que os Jogos devem servir à cidade. Os novos aparelhos representam um importante legado para segurança, mas acima de tudo uma forma de melhorar a qualidade da prestação de serviço para sociedade”, destacou o Subsecretário de Comando e Controle, Edval Novaes.

Rádios
Os 12 mil novos aparelhos são mais resistentes, inclusive à água e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) assim como áreas de competição. Eles têm melhor qualidade de som, monitoramento por GPS – que permite a localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência – e longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de mensagens curtas, estilo SMS. Entre os acessórios, o rádio dispõe de sistema PTT (push to talk / aperte para falar) de lapela acoplado e fone de ouvido, itens que facilitam o uso.

Rede SIRCE
A modernização da rede do SIRCE (Sistema Integrado de Radiocomunicação Crítica Estadual) vai melhorar a segurança da população com terminais mais seguros. Inicialmente as duas redes vão atuar em paralelo, até que todo sistema seja migrado para faixa 380 MHz, exclusiva para órgãos de segurança e defesa civil, conforme determinação da Anatel.

Ouvidoria da Polícia e 190
A Ouvidoria da Polícia está disponível para receber queixas, sugestões e elogios dos cidadãos sobre a atividade das Polícias Militar e Civil e também da Secretaria de Segurança. Qualquer pessoa pode registrar sua opinião na Ouvidoria, por telefone (21 3399-1199), de 9h às 17h, inclusive através de ligações a cobrar (de telefones fixos e celulares), e fora desse horário através de recado na secretária eletrônica. As manifestações podem ser enviadas também pelo email ouvidoriadapolicia@proderj.rj.gov.br. O cidadão recebe um número de protocolo de seu atendimento, que lhe permite acompanhar, posteriormente, o andamento do processo.
Para pedidos de ajuda da Polícia Militar, em situações de emergência envolvendo atividade criminal, o cidadão deve telefonar imediatamente para o número 190, fornecendo, na medida do possível, o máximo de informações (local, o que acontece, armas envolvidas e outros detalhes que julgar importante) que possam ajudar no atendimento rápido da Polícia para cada situação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!