Pia União de Santo Antônio celebra jubileu de 80 anos

A celebração ocorreu na manhã de ontem e reuniu centenas de fiéis na Catedral de Santo Antônio de Duque de Caxias

Centenas de fiéis de Santo Antônio participaram do jubileu de 80 anos da Pia União de Santo Antônio, celebrado na Catedral de Santo Antônio de Duque de Caxias, na manhã de ontem. A missa foi presidida pelo pároco da catedral, padre Renato Gentile, e concelebrada pelo padre Severino Aleccio e pelo diácono João Quirino.
Em sua homilia, padre Renato destacou que a Pia União de Santo Antônio e a Ordem Franciscana Secular (OFS) são grupos que com o seu apostolado fazem memória das raízes franciscanas da paróquia, pois levam a paz e o bem a todos, especialmente aos pobres e aos que perderam a esperança:
“Os franciscanos deixaram em nossa história um legado de devoção a Santo Antônio e aos mais pobres, herança franciscana que chegou aos nossos dias graças ao testemunho de movimentos leigos como a Pia União de Santo Antônio e Ordem Franciscana Secular. Celebrar esse jubileu de 80 anos da Pia União de Santo Antônio revela o frescor e o vigor do carisma franciscano ao longo de todas essas décadas”.
A Pia União de Santo Antônio foi fundada no ano de 1937, época em que a Ordem dos Frades Menores deu início ao seu apostolado no Centro de Duque de Caxias, onde nas décadas seguintes ergueram a catedral dedicada ao ‘Santo dos Pobres’, como Santo Antônio também é conhecido. A associação foi criada com a finalidade de propagar a devoção a Santo Antônio e realizar obras de caráter assistencial com a realização de diversas iniciativas de caridade cristã em prol dos mais pobres e desvalidos que sempre puderam contar com o socorro espiritual e material das zeladoras da irmandade.
Nascido em Portugal, Santo Antônio foi um ardoroso pregador e incansável defensor dos pobres contra todas as injustiças presentes no século XIII, em plena Idade Média, período que viveu na França e Itália. Seguindo seus exemplos, a irmandade mantém viva a tradicional distribuição dos pães de Santo Antônio nas terças-feiras, após a missa das 7:30h, quando são abençoados. O pão simboliza a caridade do santo pelos pobres, que certa ocasião distribuiu todo o pão que havia no convento onde residia, sem deixar alimento até mesmo para seus confrades. Ao pedir ao frade padeiro que para que buscasse mais pães na dispensa, o mesmo constatou que os cestos antes vazios estavam miraculosamente repletos de pão.
A irmandade também distribui cestas básicas para famílias carentes cadastradas, além de promover gratuitamente diversas atividades como aula de dança, curso de artesanato, pintura em tela e tecido, mandarim básico, alongamento, fisioterapia, ginástica aeróbica, massoterapia, Tai Chi Chuan e Yoga. As reuniões da irmandade são realizadas no segundo domingo do mês, após a missa das 7:00h, na sala 208 do Centro Pastoral Frei Willy Gaërtner, prédio anexo à Catedral de Santo Antônio de Duque de Caxias.

error: Conteúdo protegido !!