Visão Geral – 10/04

Bola Cheia

O Fórum Grita Baixada está convidando para o evento “Política de Drogas e Sistema de Justiça”, com John Collins, na próxima sexta (13), a partir das 15h. O endereço é Rua Dom Adriano Hipólito, 8, no bairro Moquetá (ao lado do Sesc). Collins é pesquisador da London School Economics. Vale a pena conferir.

 

Bola Murcha

Pode até passar despercebido para a maioria dos consumidores, mas toda vez que acontecem as piscadas de luz – aqueles apagões relâmpagos de menos de um minuto – algum aparelho doméstico é danificado, segundo relatos de leitores da coluna. Alguém pode explicar as piscadelas? #DáRaiva.

 

4ª Conferência de Cultura em Queimados

Thiago Loureiro / PMQ

A cultura e a sustentabilidade, a gestão e a capacitação nas políticas culturais e a preservação do patrimônio cultural: esses foram alguns dos temas debatidos na 4ª Conferência Municipal de Cultura de Queimados, realizada pela Prefeitura, no sábado (7). O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMUCTUR) e teve como tema principal “A cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico na cidade”, o que promoveu um longo debate acerca das atuais e possíveis futuras práticas culturais no município. O encontro reuniu cerca de 100 pessoas e aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, na Praça do São Roque.
Para a abertura da Conferência, uma mesa foi composta com Prefeito Carlos Vilela, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, o Subsecretário da Pasta, Leandro Santana, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Fabricius Caravana, e também os representantes da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Ivan Machado e Felipe Ali.
O Prefeito Carlos Vilela, que foi criado e mora até hoje no bairro, destacou a mudança e a incrível aderência das atividades culturais no município, sobretudo na comunidade ao redor. “Eu sempre vivi em Queimados e por isso sei exatamente como a mudança social foi drástica. Sei que o que acontece aqui mostra e prova que a cultura é o melhor instrumento de transformação. Ela agrega, transforma realidades, e temos como obrigação continuar lutando”, declarou o gestor.
Além das pautas debatidas, foram eleitos também os novos membros do Conselho Municipal de Cultura, correspondente ao biênio 2018/2019. Na composição da sociedade civil foram: AMPARA, ADEPARQ’S, Companhia Teatral Queimados Encena, Grupo Jovem Igreja Nossa Senhora da Conceição, ONTUC, Aganjú e COMEND. Já os membros governamentais serão das Secretarias de Cultura, Educação, Assistência Social, Urbanismo, Direitos Humanos e Promoção de Cidadania, Esporte e Lazer e Meio Ambiente.

 

Vaguinho Neguinho

Quem pode assumir a qualquer momento uma vaga na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu é o Vagner Matheus, o Vaguinho Neguinho, do Km 32, que posta em suas redes sociais, vídeos polêmicos, cobrando do Executivo e do Legislativo sua vaga com certo tom de ameaça, já que o moço parece saber de algo muito comprometedor.
Vaguinho é suplente do presidente da Câmara, Juninho do Pneu, que deixou o (MDB) para se filiar ao (DEM) e concorrer a uma vaga de deputado federal. Outro vereador que deixou o (MDB) foi Fabinho Maringá, segundo informações de fontes do partido ao #MovimentoAcordaNovaIguaçu.

 

Vereadores fora
da mina de ouro

Como vereadores não foram incluídos na janela partidária, que permitiu deputados federais e estaduais trocarem de partidos sem perda do mandato, o dos parlamentares iguaçuanos pertencem aos partidos. Enquanto em Brasília a negociação gira em torno dos fundos legais e movimenta bilhões de reais, nos municípios os acordos são pessoais e na base do vale quanto pesa cada um.

 

Dois correm o risco
da perda do mandato

A coluna está apurando, o seguinte: dois vereadores eleitos por um partido nanico de Nova Iguaçu foram colocados na legenda pelo guru e então prefeito Nelson Bornier e, depois que sentaram na cadeira, deram ‘uma banana’ para o presidente municipal que os acolheu na reta final do prazo para filiações, com a maior boa vontade. Os presidentes das executivas regional e nacional estão uma arara e ameaçam tomar o mandato dos ingratos, que sequer pagam as mensalidades, como manda o estatuto. Por enquanto os cartolas do partido estão agindo no sapatinho. Aguardemos, pois.

 

Nota do PSTU

Logo após a decisão do STF em negar habeas corpus ao ex-presidente (agora preso), Luiz Inácio Lula da Silva, na última quarta (4), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) divulgou nota aos filiados e eleitores. Um trecho do comunicado chama atenção de quem lê por definir contrariamente as ações do ex-torneiro mecânico hoje exaltado como ‘pai dos pobres’ e até classificado pelos seguidores como o melhor presidente que o Brasil já teve, superando todos da era republicana.

 

Vítima de suas
escolhas erradas

“…A primeira coisa que consideramos importante afirmar é que Lula chegou a essa situação pelas escolhas que ele mesmo fez. Lula governou para banqueiros, ruralistas, empreiteiras, grandes empresários. E o fez apoiado nas mesmas alianças e esquemas de corrupção que sempre marcaram a política tradicional em nosso país. Sarney, Temer, Renan Calheiros, Maluf, Collor… foi com esse tipo de gente que ele se juntou para governar o Brasil. Acabou na mesma lama que eles…”, diz o trecho.

 

Para finalizar…

Pouco antes de o fundador do PT e guru de muita gente que milita na política entrar em cana e ser levado para Curitiba, após descumprir decisão do juiz Sérgio Moro, teve alguns que prometeram até ir junto com ‘seu’ Luiz Inácio para o cárcere. O pai do cantor Supla, Eduardo Suplicy, foi um deles. A coluna pergunta: alguém cumpriu o prometido ou só jogou para a platéia?

error: Conteúdo protegido !!