Instituto Brasileiro de Direito das Famílias instaura núcleo Nova Iguaçu/Mesquita

Marco Aurélio Bezerra de Mello, Orides Júnior, Maria Berenice Dias, Jorge Rosenberg e Nelson Ribeiro, durante o evento
OAB / Divulgação

Na última quinta-feira (5) foi realizado, no Centro de Convenções do Mercure Apart Hotel em Nova Iguaçu, o evento de instauração do núcleo Nova Iguaçu/Mesquita do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito das Famílias), que é uma entidade técnico-científica, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa nas demandas sociais que recorrem à Justiça e tem a sua representação consolidada por meio das diretorias estaduais em todos os estados brasileiros. Em 2018, completa 21 anos de novos paradigmas no campo do Direito das Famílias, sempre contribuindo para as reflexões e o amadurecimento das relações de família no Brasil.
O IBDFAM foi criado em 25 de outubro de 1997, em Belo Horizonte (MG), durante o I Congresso Brasileiro de Direito de Família e desde a sua fundação vem trabalhando para transformar o pensamento e construir um Direito das Famílias mais humano e condizente com a realidade da vida. Atualmente, possui mais de 13 mil associados e reúne entre seus membros advogados, assistentes sociais, defensores públicos, desembargadores, promotores e procuradores de Justiça, juízes, psicanalistas, psicólogos e estudantes. Operadores do Direito do Brasil e do exterior. O evento foi promovido pela OAB Nova Iguaçu/Mesquita e contou com a presença de representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, instituições não governamentais, advogados, estudantes e estagiários de diversos cursos de graduação, que puderam conhecer melhor as características da relação contratual e o direito das famílias.
A cerimônia teve com palestrantes o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Mello, que falou sobre os aspectos diretos e de vanguarda quanto ao assunto e a desembargadora Maria Berenice Dias, vice-presidente nacional do instituto, que abordou, de forma abrangente, as atuações e planejamentos do IBDFAM.
A ocasião serviu como marco histórico de instituição do núcleo do IBDFAM criado na região, que será presidido por Nelson Ribeiro, presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da OAB Nova Iguaçu/Mesquita, e que em seu primeiro ato de gestão, criou as Coordenadorias de Proteção ao Direito da Criança e ao Adolescente, de Proteção à Mulher, de Proteção à Família e da Diversidade Sexual.
Dentre as inúmeras autoridades que prestigiaram o evento estiveram presentes, o presidente da OAB Nova Iguaçu/Mesquita, Jorge Rosenberg, a Coordenadora de Cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB NI), Katia Gaspar, o Coordenador Geral de Comissões da subseção, Orides Junior, o diretor financeiro Andrey Braga, além da presidente da Comissão de Mulheres da OAB/RJ, Marisa Gaudio, que esteve representando o presidente do IBDFAM/RJ Luiz Cláudio Guimarães e diversas outras personalidades do segmento jurídico.
“É com enorme satisfação que conseguimos concretizar este feito que foi colocar Nova Iguaçu e Mesquita num mapeamento social extremamente desgastado e sofrido, com o objetivo de fazer com que esses municípios sejam observados a nível nacional quanto a necessidade e interesse de buscar melhores condições técnicas, sociais e jurídicas para o aprimoramento do direito das famílias na região. Agradeço a todos os envolvidos e especialmente ao presidente da OAB Nova Iguaçu/Mesquita, Jorge Rosenberg e ao Coordenador Geral de Comissões da subseção, Orides Junior, que a todo momento ofereceram apoio irrestrito a implantação deste núcleo do IBDFM, o qual terei a honra de presidir.”, declarou o Nelson Ribeiro.

error: Conteúdo protegido !!