Visão Geral – 13/04

Bola Cheia

Moradores da Rua Jornalista Valcir Almeida, na Vila São Jorge, endereço do JH em
Nova Iguaçu, agradecem ações da prefeitura que acabaram com o esgoto a céu aberto que incomodava os mesmos há anos. Atendendo pedido do morador, Edson Azeitona, os deputados Luiz Martins e Walney Rocha deram o pontapé inicial no trabalho. #AdeusFedentina! #AsNarinasAgradecem

 

Bola Murcha

Vídeo que circula nas redes sociais causa nojo em quem assiste. Em pleno centro de Nova Iguaçu, na estação do trem, a minicorrenteza de urina desce de uma das plataformas e passeia fedorenta sobre a calçada até escorrer pelo asfalto da Avenida Marechal Floriano Peixoto. Haja narinas para suportar o fedor!
#NarizNãoÉPenico #AlôMijões! #MudaADireçãoDaMangueiraAê!

 

“Nova Iguaçu precisa ser ouvida”

“Está na hora de Nova Iguaçu ser ouvida, falar pra fora e receber do Estado o cuidado necessário quando o assunto é segurança”. Assim, Jayme Soares, presidente do Conselho Municipal de Segurança, Direitos Humanos e Cidadania de Nova Iguaçu (Conseg) iniciou sua fala durante a audiência pública que aconteceu na manhã de quarta-feira (11), na Câmara de Vereadores. Durante quase quatro horas, representantes do Legislativo, Executivo, polícias civil e militar, organizações sociais, pesquisadores sobre o tema e a população em geral estiveram reunidos apresentando ideias e discutindo caminhos para combater os altos índices de criminalidade que assolam a cidade. Uma ausência foi lamentada por todos, a do Gabinete de Intervenção Federal.

 

Lacre fraternal

Para fazer a diferença não são necessárias grandes ações. Uma pequena atitude, por menor que seja, pode significar o início de grandes mudanças. É com essa ideia que o Rotary Clube de São João de Meriti/Vilar dos Teles e a ONG Soulidário se uniram para criar e abraçar a campanha Lacre Fraternal. A iniciativa visa arrecadar lacres de alumínio, que serão convertidos em cadeiras de rodas para serem doadas a quem necessita.

 

Lacre fraternal (2)

A campanha será lançada no dia 17 deste mês durante o programa de rádio ‘Tarde Soulidário’, que irá ao ar das 15h às 17h, na Alternativa Mais FM 91,1.
O programa de rádio será ao vivo, com auditório, e contará com a participação de artistas, empresários, comerciantes, estudantes, líderes religiosos e demais pessoas que já abraçaram a causa.

 

Hidroginástica
para idosos

A onda agora para a turma da terceira idade em Belford Roxo é frequentar as aulas gratuitas de hidroginástica, na piscina do Clube da Vila Joana, no bairro Piam, promovidas pela Secretaria Municipal do Idoso. As aulas começaram na manhã de quarta (11) e fazem parte do projeto Mais Saúde ao Idoso. Cerca de 100 alunos participaram da aula inaugural. Comandadas pela professora de Educação Física Roberta Rocha, as aulas acontecem às quartas e sextas-feiras das 9h às 10h e das 10h às 11h. Inscrições no local, na Policlínica do Idoso (Farrula) e no Centro de Reabilitação (bairro das Graças), das 8h às 17h.

 

Exército recicla policiais militares no Rio

Uma turma com 130 policiais militares iniciou nesta semana um treinamento de reciclagem coordenado pelo Exército Brasileiro que pretende capacitar cerca de 500 agentes por mês. Os policiais passarão por 40 horas de aulas, que incluem treinamento de progressão em área conflagrada, patrulhamento, abordagens, manutenção de armas e munições, ética e direitos humanos.
A reciclagem começou por policiais do 14º Batalhão de Polícia Militar, que abrange em sua área de patrulhamento a Vila Kennedy, na zona oeste da capital. A unidade foi escolhida porque a comunidade recebeu as primeiras ações de estabilização determinadas pelo Gabinete de Intervenção Federal, que espera expandir a reciclagem priorizando batalhões que participam dessas operações. Até o final do mês, todos os policiais do batalhão deverão passar pela reciclagem, assim como os das Unidades de Polícia Pacificadora do Batan e da própria Vila Kennedy. (ABr)

 

O mantra da Rosa

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), aproveitou a sessão da quinta-feira (12), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no qual é vice-presidente, para repetir seu “mantra dos últimos dias”, como ela mesma chamou, e negar um habeas corpus para acompanhar a jurisprudência da STF que autoriza cumprimento de penas restritivas e prisão após condenação em segunda instância.
“Presidente, me concede a palavra para repetir meu mantra dos últimos dias”, começou a ministra, invocando o entendimento firmado pela Suprema Corte em 2016.

 

O mantra da Rosa (2)

“Em sede de habeas corpus, onde se examina a legalidade ou abusividade do ato apontado como coautor, não tenho como assim reputar uma decisão judicial fundada decisão jurisprudênciaprevalecente do STF”, disse Rosa, ressalvando, novamente, que seu voto nas ações gerais que discutem a execução antecipada da pena foi contrário a esse entendimento. “Ainda que meu voto não tenha integrado a corrente majoritária”, completou a ministra.

 

Para finalizar…

A posição de Rosa continua sendo alvo de debate depois do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 4, que teve pedido de liberdade negado, por 6 votos a 5, no STF. A ministra, em voto que deixou sua posição em suspense até os últimos minutos, rejeitou o habeas corpus do petista, preso desde Sábado (7) em Curitiba para cumprir a pena de 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

error: Conteúdo protegido !!