Rio e outras cidades amanhecerão com atos por Marielle e Anderson


Marielle Franco foi executada a tiros Foto: Reprodução

Neste sábado, a cidade do Rio e vários outros lugares do país e até do mundo amanhecerão com atos em homenagem a Marielle Franco e ao motorista Anderson Gomes. A data marca um mês do assassinato dos dois.

Intituladas “Amanhecer por Marielle e Anderson”, as ações são organizadas pelo PSOL, partido da vereadora, e por movimentos sociais, e vão começar ainda na madrugada. Além do município, grupos vão se reunir em Buenos Aires, na Argentina; e Budapeste, na Hungria; em Lisboa, em Portugal; e Gotemburgo, na Suécia.

Segundo os organizadores, a ideia é amanhecer colorindo praças com flores e intervenções culturais e conversando com as pessoas, em todos os cantos, para manter viva a memória de Marielle e de Anderson. No site da vereadora, o convite é para que as pessoas se juntem às mobilizações já existentes ou criem seus próprios eventos em suas cidades.

No Rio, as ações acontecerão nos Arcos da Lapa; nos Largos dos Guimarães, do Curvelo e das Neves, em Santa Teresa; nas praças Sans Peña, Xavier de Brito e Afonso Pena, na Tijuca; na Praça Sete, em Vila Isabel; nas praças Nobel e Edmundo Rêgo, no Grajaú; no metrô do Estácio; na Praça Nelson Mandela, em Botafogo; no Arpoador. Também haverá homenagens em Niterói, na Região Metropolitana; na Vila do Abraão, em Ilha Grande; em Petrópolis, na Região Serrana; em Saquarema, na Região dos Lagos; entre outros locais. Já em São Paulo, uma das homenagens será no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista.

No fim da tarde deste sábado, às 18h, uma marcha em memória à vereadora e ao motorista saíra da Lapa até o Estácio, onde os dois foram assassinados.

No mesmo horário, na Maré, na Zona Norte do Rio, onde Marielle cresceu, será realizado o sarau de luta “Eu sou porque NÓS somos”, em memória à vereadora. O evento será no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e contará com participação de Luana Hansen, MC de São Paulo. Além de muita música, haverá apresentações de dança, desfile, poesia e companhia teatral. A programação está prevista para começar às 18h e terminará com um baile.

A vereadora e o motorista foram assassinados a tiros na noite do dia 14 de março após Marielle deixar o evento “Jovens Negras Movendo as Estruturas”, na Rua dos Inválidos, na Lapa. O crime aconteceu na Rua João Paulo I, no Estácio, próximo à prefeitura do Rio. Os dois estavam acompanhados da assessora da vereadora, que sobreviveu ao ataque.

error: Conteúdo protegido !!