COLUNA MARCUS LAURIA – 14/04

Exportações Volksbus mais do que dobram em 2018

No mês em que celebra 25 anos, a família Volksbus alcança mais um marco: o embarque acumulado de 956 ônibus aos tradicionais mercados da América Latina e África. O volume, negociado nos três primeiros meses do ano, é mais do que o dobro do total registrado no mesmo período de 2017, que foi de 455 unidades.
Dentre os modelos de chassis mais vendidos estão os Volksbus 17.230 OD e 17.260 OD, que conquistaram os clientes do transporte urbano de passageiros, graças à robustez, alto desempenho e tecnologia.
“Na estratégia de internacionalização de nossa empresa, os chassis de ônibus Volksbus têm protagonismo. Trinta por cento dos embarques de produtos Volkswagen ao exterior são chassis de ônibus produzidos na fábrica de Resende”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Na preferência pelos Volksbus, pesou o exclusivo pós-tratamento de emissões EGR do motor MAN, que dispensa o uso do Arla 32. A solução foi testada e aprovada pelos clientes brasileiros, nas mais diversas características de rodagem. E agora, mostra-se uma excelente alternativa de operação em nossos mercados.

VW Tiguan Allspace chega renovado por iniciais R$ 124.900

O Tiguan Allspace é o primeiro de cinco SUVs que serão lançados no mercado brasileiro até 2020. É também o primeiro utilitário esportivo à venda no País desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB.
Em sua segunda geração, o Tiguan Allspace começa a chegar às concessionárias no fim de maio em três versões de acabamento e com duas opções de motorização TSI, que combinam injeção direta de combustível e sobrealimentação por turbocompressor para entregar alto desempenho, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. Pela primeira vez na história, o Tiguan Allspace contará com motor 1.4 TSI Total Flex – que pode ser abastecido com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Outra grande novidade é o retorno da grife “R-Line” ao segmento, com equipamentos exclusivos, design diferenciado e ainda mais esportividade e sofisticação. O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz o motor 2.0 TSI com 220 cv – mesmo motor do Golf GTI – associado à inédita transmissão DSG de 7 marchas. O Tiguan Allspace será fabricado na planta de Puebla, no México, e estará disponível nas configurações com cinco e sete lugares.
E mais: o Tiguan Allspace contará com um plano de manutenção chamado “Revisão de Série” estará presente em todas as versões do modelo onde as três primeiras revisões (10.000 km/ 12 meses, 20.000 km/ 24 meses e 30.000 km/ 36 meses) serão gratuitas, um grande diferencial na categoria. Nessas revisões estão incluídos peças substituídas e itens verificados no serviço de manutenção, além do valor de mão-de-obra na concessionária. Para se ter ideia do que representa esse benefício, o custo médio das revisões dos modelos deste segmento é de R$ 1.465.
O Tiguan Allspace terá três anos de garantia total e será oferecida em cinco cores: uma sólida (Branco Puro), três metálicas (Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic). O SUV já está disponível em regime de pré-venda em três versões: Allspace (R$ 124.900), Allspace Comfortline (R$ 149.990) e Allspace R-Line (R$ 179.990), sendo que a última já está com as reservas esgotadas no site da marca.

FIA confirma a Porsche como novo construtor na Formula E

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aceitou a inscrição da Porsche como construtor na Formula E. Isto significa que a equipe de fábrica de Weissach pode continuar com o desenvolvimento do seu próprio sistema de propulsão elétrica, previsto para homologação em 2019. Como anunciado no final de julho de 2017, a Porsche planeja estar entre os participantes na sexta temporada da competição elétrica, no final de 2019. Tal como com o bem-sucedido projeto Le Mans Prototype 919 Hybrid, Andreas Seidl estará responsável pelo desenvolvimento técnico e execução do programa Formula E.
A Formula E vai fornecer o chassi e a bateria. Todos os componentes do sistema de propulsão serão, contudo, desenvolvidos pelos próprios participantes. Isto permite à Porsche encontrar soluções à medida para tecnologias chave como o motor elétrico, o inversor, o sistema de freios brake-by-wire, a transmissão, o diferencial, o eixo de transmissão, o monobloco e os componentes da suspensão agregados ao eixo traseiro, assim como o sistema de refrigeração e a unidade central eletrônica. A eficiência energética do sistema de propulsão não só representa um papel decisivo na competição ao atrair muitos dos mais reputados construtores automóveis, mas é também fundamental no desenvolvimento de automóveis elétricos para utilização em estrada.

error: Conteúdo protegido !!