
Novidade trazida pela Rússia na organização desta Copa do Mundo, o transporte público gratuito entre as cidades-sede e em dias de jogos vem fazendo sucesso entre os torcedores. De acordo com Kirill Polyakov, diretor-geral do Diretório de Transportes-2018 – autarquia do governo russo para transportes durante o Mundial -, mais de metade dos assentos gratuitos disponíveis em trens já foram reservados.
O governo russo disponibilizou pouco mais de 440 mil lugares gratuitos para torcedores em 728 trens extras que serão usados no transporte entre as 11 cidades-sede do Mundial. Cerca de 250 mil bilhetes, ou 56% da capacidade total, já haviam sido reservados até a última segunda-feira, de acordo com Polyakov. Alguns trens já estão lotados. A maioria das linhas especiais para torcedores não faz deslocamento direto entre as cidades: cerca de 500 desses trens farão escalas em 11 estações escolhidas especialmente para conexões entre as cidades.
Para reservar lugares nos trens gratuitos, os torcedores precisam ter comprado ingresso para algum jogo do Mundial e feito seu cadastro no Fan ID, serviço de identificação que servirá como visto para os torcedores na Rússia, através do site https://www.fan-id.ru/. Com os números de aplicação do ingresso e do Fan ID em mãos, os torcedores podem acessar o site https://tickets.transport2018.com/free-train/schedule e escolher lugares nos trens disponíveis entre as 11 cidades-sede. O principal centro de partida e chegada dos trens será Moscou, capital russa, que terá dois estádios (Lujniki e Arena Spartak) recebendo jogos do Mundial.
Polyakov recomendou que torcedores que desejarem lugar em trens já lotados façam sua requisição mesmo assim, e sigam atentos ao serviço de reservas. Caso algum proprietário do bilhete grátis desista da viagem e devolva a passagem, o Diretório de Transportes avisará a abertura de vagas para os torcedores que estão na fila por lugares no trem, segundo o diretor.
– Esperamos que os torcedores que mudarem seus planos tenham a consciência de retornar uma passagem que não usarão. Basta clicar em um botão e outras pessoas poderão usar a passagem. Não faremos nenhum tipo de punição contra aqueles que não usarem os bilhetes reservados, mas esperamos não ter lugares vazios nos trens – afirmou Polyakov.
O diretor-geral da autarquia não detalhou o custo da operação de colocar trens extras – e gratuitos – à disposição dos torcedores. A partir do dia 23 deste mês, jornalistas credenciados na cobertura da Copa do Mundo também poderão solicitar bilhetes grátis reservados especialmente para a imprensa.
– O custo é alto, mas é um compromisso do nosso caderno de candidatura para receber a Copa e será mantido. Esses trens são propriedade da Ferrovias Russas (empresa estatal de transporte ferroviário), só estamos usando-os por um breve período e depois eles serão disponibilizados às pessoas. São mais confortáveis e modernos. Essa quantidade de investimento trazida pela Copa não havia em nosso país há muito tempo. Se não fosse o Mundial, não teríamos também novos terminais de trens e aeroportos. Acho que não devem se fixar muito nos preços, e sim aproveitar a infraestrutura trazida pela Copa – afirmou Polyakov.
Além da reserva de passagens em trens gratuitos entre as cidades-sede, torcedores poderão usar gratuitamente o transporte público dentro de cada cidade em dias de jogos. Para isso, será necessário apresentar o Fan ID e o ingresso da partida.