Visão Geral – 17/04

Bola Cheia

Aparelhos telefônicos antigos, bem diferentes dos celulares cheios de tecnologia dos dias atuais. Foi para resgatar esta história e intensificar a importância da comunicação que a Secretaria de Educação de Queimados, em parceria com a ANATEL reuniu, na quinta (12) e sexta (13) no Teatro Metodista, cerca de 400 alunos de cinco escolas municipais. #Boa!

 

Bola Murcha

Seja sob o nome que for. As tais ações sociais em ano de eleições no Brasil mostra que o povo é enganado e embarca na canoa dos ‘aproveitadores da boa-fé’, cuja máxima do “quanto pior melhor” sempre se faz presente. Se a administração pública funcionar, as ações perdem o sentido. A coluna desafia a sequência desses eventos após outubro. #TudoPeloVotoDosInfelizes

 

Não reza na cartilha do padrinho

STF

Domingo, na Folha de S. Paulo, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, indicado por Temer, mostrou que não topa pressão de ninguém e desmontou o engodo de que a regra aprovada pelo STF, em 2016, é inconstitucional. Disse ele: “A presunção de inocência é respeitada quando o ônus da prova pertencer à acusação, sem que se possa exigir da defesa a produção de provas referentes a fatos negativos; quando a colheita de provas for realizada perante o órgão judicial competente, mediante o devido processo legal, contraditório e ampla defesa; e quando houver absoluta independência funcional do juízo natural na valoração livre das provas, em 1ª e 2ª instâncias. Em respeito à presunção de inocência, o sistema organizatório-funcional da Justiça penal estabelecido pela Constituição garantiu cognição plena aos juízes e tribunais de 2º grau, ou seja, a competência para analisar o conjunto probatório e decidir o mérito das ações, afastando a não culpabilidade do réu e lhe impondo sanções, mediante decisão escrita e fundamentada. As condenações proferidas pelos tribunais de 2º grau devem ser respeitadas e executadas, sendo inadmissível o congelamento de sua efetividade. As competências recursais do STJ e STF não têm efeito suspensivo e são restritas, não permitindo a realização de novas análises probatórias, uma vez que essa possibilidade foi constitucionalmente atribuída às instâncias ordinárias do Judiciário. O texto constitucional garante o respeito à presunção de inocência, o combate à corrupção e a plena efetividade judicial”.

 

Semana Literária

Como forma de valorizar a literatura, incentivar a leitura e a escrita, a Secretaria de Educação de Belford Roxo começou ontem a Semana Literária 2018, que vai até a próxima sexta (20). Este ano, a rede municipal de ensino está trabalhando o tema “Ora leio, Ora escrevo – E assim estou construindo minha história”, da autora Sylvia Orthof. Durante a Semana Literária, as unidades escolares terão uma programação diferenciada com a realização de diversas atividades de incentivo à leitura e culminâncias com apresentações dos alunos em alusão à autora homenageada. Ano passado, o município homenageou o autor gaúcho Mário Quintana.

 

Bornier vivo

Para a maioria dos que compareceram ao Encontro dos Aliados, na casa da coordenadora do grupo no WhatsApp, Cláudia Ribeiro, a presença do ex-prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, foi “uma grata surpresa”. Bastante festejado, NB deixou no ar a dobradinha com seu filho e deputado federal, Felipe Bornier, ou ainda a corrida ao mesmo cargo. “Para quem achou que o careca estava morto, aí está. O homem já conta com 15 pré-candidatos à Alerj”, disse um dos presentes.

 

Reunião do PTC

ZeLeide, o presidente do PTC de Nova Iguaçu informa que a primeira reunião com os pré-candidatos da legenda às eleições de outubro próximo será nesta quarta-feira (18), às 19h, na Rua Otávio Tarquínio, 1.053, no centro. Segundo o dirigente petecista, o presidente da regional do partido Daniel Tourinho, confirmou presença no encontro. Mais informações: 964197857.

 

Armas falsas em assaltos no Rio e Baixada

Pistolas, revólveres e fuzis fabricados para a prática esportiva e idênticos a armas de fogo vêm sendo usados em larga escala por assaltantes, traficantes de drogas e milicianos no Rio. Cálculos feitos pelo Ministério Público, com base em flagrantes registrados na capital e na Baixada Fluminense, indicam que quatro em cada dez assaltos já são cometidos com esses simulacros. Essas armas falsas são vendidas livremente em lojas físicas e online. “É impossível diferenciá-las de armamento real, mesmo se observadas a uma distância curta”, diz um policial.

 

Evento para
empresários

O Sebrae Nova Iguaçu lançará as ações de 2018 do Programa de Suporte aos Mercados de Moda e Acessórios (SOMMA) no TopShopping, nesta terça-feira (17), das 10h às 13h30, no 3º piso, expansão, ao lado da Entrada D. O SOMMA faz parte do projeto Sebrae Moda e é voltado para empresários do setor da Baixada Fluminense. O objetivo é apresentar a importância e as vantagens da participação no programa.

 

Evento para
Empresários (2)

O evento será marcado pela presença da diretora da marca Maria Filó, Denize Mattos, que ministrará a palestra master, na qual falará sobre “Gestão de Relacionamento com Clientes de Moda”. Também faz parte da programação um bate-papo sobre “Estratégias de Marketing para Acompanhar o Mercado e Aumentar a Lucratividade”. Mais informações: 0800 570 0800.

 

Você sabia?

Desde promulgada a Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988, a possibilidade de execução provisória de pena após condenação em 2º grau foi majoritária por 22 anos e 6 meses. Da mesma maneira, dos 34 ministros que atuaram na Corte nesse período, 9 se posicionaram contrariamente (…).

error: Conteúdo protegido !!