Agricultores ganham mais visibilidade em Mesquita

Os trabalhadores recebem Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar e Kit Feira
Valéria Santos

A Prefeitura de Mesquita sediou na última sexta-feira (13) a cerimônia de entrega do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) e do Kit Feira para 14 agricultores da cidade.
O Sipaf identifica os produtos que têm em sua composição a participação majoritária da agricultura familiar, dando visibilidade a empresas da agricultura familiar que promovem a inclusão econômica e social dos agricultores, através da geração de emprego e renda no campo. O selo será impresso no rótulo das polpas produzidas na Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Mesquita (COOPAMESQ) e a marca poderá ser usada por até cinco anos.
Já o Kit Feira é composto por dez barracas padronizadas, além de caixotes de plásticos que serão utilizados pelos agricultores familiares de Mesquita a partir do dia 9 de maio, na Feira da Agricultura Familiar, prevista para ser realizada na Praça Elizabeth Paixão, duas vezes por mês, onde toda produção de orgânicos da cidade estará disponível para a venda.
O prefeito Jorge Miranda comemorou as conquistas. “Eu me sinto honrado em saber que estamos dando dignidade para os agricultores da cidade, através da geração de políticas públicas. Esse é um marco para a história de Mesquita. Espero que todos os agricultores familiares da cidade também conquistem o Sipaf e assim, fortalecer cada vez mais o setor. Mesquita é a única cidade do Estado com registro de polpa concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que permite a venda do produto de forma legalizada”, enfatizou o prefeito.
A delegada da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Daniele Ribeiro abordou sobre a necessidade de incentivar a agricultura no Estado do Rio de Janeiro. “O setor é muito significativo, mas precisa de mais investimento do poder público e incentivo para o plantio. Precisamos fortalecer e dar continuidade para a produção. Os números da agricultura não representam o potencial do estado. Fico feliz em saber que Mesquita está se organizando”, afirmou.
A emoção tomou conta dos agricultores familiares. A presidente da COOPAMESQ, Maria Vitória Dourado, fez questão de agradecer a todos os envolvidos no processo. “Hoje nós estamos realizando um sonho. Conseguimos avançar muito com a ajuda deste governo. Estamos empenhados em tornar o nosso trabalho cada dia melhor, mais rentável e conhecido”, disse.

error: Conteúdo protegido !!