Artesãos de Guapimirim poderão obter a Carteira Nacional de Artesão. Para isso, é preciso comparecer no auditório da Prefeitura de Guapimirim, quarta-feira (18/4), às 10 horas para o cadastramento no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. O cadastro – promovido numa parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio) – irá reconhecer o perfil do artesão e assim diagnosticar suas características e necessidades.
Além da carteira da categoria, os profissionais poderão obter outros benefícios como participação em feiras do Programa de Artesanato da Baixada (PAB), divulgação, capacitação/qualificação, microcréditos e comercialização.
Documentação necessária para o cadastro:
* 1 foto 3×4 recente
* Cópia do comprovante de residência atual
* Cópia do CPF e da carteira de identidade
Além disso, o artesão deverá apresentar artesanatos em até três técnicas diferentes já produzidas, uma delas inacabada, que será finalizada no ato do cadastro, para comprovação técnica.
Essa é uma boa oportunidade para que esses profissionais estejam devidamente registrados e possam expandir seu trabalho, com maior visibilidade e acesso a recursos necessários.
A sede da Prefeitura de Guapimirim fica na Avenida Dedo de Deus, nº 1.161, Centro, em frente ao Cambucás.