Inca prevê mais de 1,2 mil casos de câncer nos próximos dois anos

Com o objetivo de combater a incidência de câncer de mama no estado do Rio de Janeiro, o ônibus de exames de mamografia móvel do estado do Rio de Janeiro estará em frente à Prefeitura de Mesquita, a partir da sexta-feira (20) até sábado (21).
A presença do mamógrafo móvel fará parte da Ação Social que será promovida no dia seguinte, sábado (21), pela secretaria de Assistência Social da cidade. Vários serviços serão destinados à população nas áreas de saúde, e beleza, dentre outros.
Câncer em homens e mulheres
O combate ao câncer de mama se intensifica no estado, após a divulgação de dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), segundo os quais, mais de 1,2 mil novos casos da doença estão previstos para 2018 até 2019. Serão 59.700 casos só em mulheres e 68.220 em homens. Em geral, serão 1,2 mil De acordo com a mesma fonte, pela ordem são listados os canceres de intestino (36.360 novos casos), pulmão (31.270), estômago (21.290), cólon do útero (16.370), cavidade oral (14.700), sistema nervoso central (11.300) e câncer de esôfago, 10.970 novos casos. O Inca diz ainda que o câncer de mama é o tipo de tumor maligno que mais mata mulheres no Brasil e no mundo, conforme ainda a Agência Internacional de Pesquisas do Câncer.
Mais de 80% de chances de cura
O ônibus da mamografia móvel está percorrendo várias cidades do estado e em maio chega a vez de Mesquita. De acordo com a secretária de Assistência Social de Mesquita, Cristina Quaresma, a demanda do índice de câncer de mama pode não ser em grande escala na cidade, mas se faz necessária a prevenção da doença. “O câncer de mama não apresenta sintomas na fase inicial e, por esta razão, quando mais cedo a doença for detectada, aumentam em 88,2% as chances de sucesso no tratamento da doença. Para ampliar ainda mais as oportunidades de atendimento às mulheres (e homens) no combate ao crescimento da doença, o ônibus para exames da mamografia, permanecerá em Mesquita durante a Ação Social a ser realizada no sábado, dia 19 de maio.
Ação Social na prefeitura
Além do ônibus da mamografia, a Ação Social também oferecerá à população vários serviços na área da saúde, assistência social, cadastro único (credencial que abre a porta de entrada para inscrições em vários programas sociais oferecidos pelo governo de Mesquita), beleza, encaminhamento para emissão de Carteira de Trabalho, higiene bucal, dentro outros serviços que ainda estão sendo discutidos pela secretaria de assistência social. De acordo ainda com Waltinho Paixão, o vice-prefeito da cidade que, desde terça-feira (17), está na condição de prefeito (devido o afastamento de Jorge Miranda pelo Tribunal de Justiça), é preciso fazer os exames para prevenir a doença. “Em média, 66.2% dos casos são descobertos pelos próprios pacientes”, observa. “O câncer de mama é o primeiro da lista no índice de mortes de mulheres em todo planeta”, completa.
Causas da doença
As causas da incidência da doença são as mais variadas e, segundo o Inca, em casa 10 casos de câncer, três deles tem relação direta com o habito de fumar (tabagismo), bebidas alcoólicas, sedentarismo, obesidade e exposição excessiva ao sol. Diz ainda o excesso de gordura abdominal aumenta em 64% o risco da doença. E que, no Brasil, 5.14% de mortes de mulheres são causadas por algum tipo de câncer.

por Davi de Castro – davi.castro@jornalhoje.inf.br

error: Conteúdo protegido !!