Tiros atingem torre comercial do shopping Rio Sul, em Botafogo

Duas balas perdidas atingiram a torre comercial do shopping Rio Sul, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Um funcionário da empresa que funciona no local descobriu o ocorrido quando chegou para trabalhar na manhã desta segunda-feira. Ele contou que um dos projéteis está alojado em uma poltrona e o outro está na parede de drywall (material utilizado para fazer divisões de ambientes).

“Eu diria que saiu lá da favela do Chapéu Mangueira ou da Babilônia e veio por cima do morro, em trajetória descendente, porque depois de bater no vidro, ricocheteou na mesa de reunião e foi parar na parede. A outra foi direto para a poltrona”, afirmou o funcionário, que pediu para não ser identificado.

Com 3.800 moradores, as comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira estão em guerra. Com o declínio da UPP, elas passaram de áreas pacificadas a regiões de constantes confrontos. Nos últimos dois anos, os moradores dos dois morros se viram no meio de uma disputa: criminosos de facções rivais têm travado uma guerra pelo controle dos pontos de venda de drogas. Trocas de tiros, balas perdidas e operações policiais viraram rotina. Segundo o aplicativo OTT-RJ (Onde Tem Tiroteio), ano passado foram relatados 43 tiroteios no Leme. Este ano, até o dia 22 de abril foram seis registros de tiroteios no bairro.

Nos tempos do auge das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadoras), as duas favelas, localizadas no Leme, viveram um período calmaria, em que bares, restaurante e hostels abriram as portas e passaram a atrair turistas e cariocas. Em 2015, a Babilônia emprestou seu nome para uma novela da TV

 

error: Conteúdo protegido !!