Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado em Queimados

Todas as unidades de saúde do município irão funcionar das 8h às 17h. Haverá atendimento também em praça pública

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado (12) o dia D de vacinação contra a gripe (Influenza H1N1). Todas as unidades básicas de saúde do município irão funcionar das 8h às 17h e terá atendimento também no posto móvel que será montado na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. A meta do governo municipal é imunizar 32 mil moradores até o dia 1 de junho quando será encerrada a campanha, mas até o momento apenas 3,7 mil se imunizaram.
Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacinação e fazer parte do público alvo determinado pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a quatro anos e 11 meses, moradores acima de 60 anos, gestantes, mães com até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, como adolescentes internados em instituições.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, o próximo sábado será a data de maior mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe na cidade. Segundo ela, a vacina é a melhor forma de combater a doença. “Além de prevenir o cidadão, ajuda a evitar a proliferação do vírus na região”, explicou.
Já a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Kelly Lisboa, explicou que a vacina disponibilizada pelo governo federal é a trivalente, ou seja, previne a contaminação pelo vírus A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. “Os imunizados começam a produzir anticorpos protetores a partir de 2 a 3 semanas após a aplicação da vacina”, diz.
Moradora do bairro Jardim Alzira, a Roberta Leite, se antecipou ao dia D e já vacinou a filha Renata Sophia Leite, de 9 meses, contra a gripe, na Clínica da Família Mauro Ferreira de Castro, localizada perto de casa. “É importante que ela esteja imunizada para não contrair a gripe, por isso, eu vim logo trazê-la na unidade. Foi tudo muito rápido”, declarou.

error: Conteúdo protegido !!