Ação social atende quase 10 mil pessoas em Mesquita

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita promoveu no dia 19 de maio mais uma edição do “Mesquita em Ação”. Desta vez no Paço Municipal, em frente à sede da prefeitura, no Centro da cidade, a ação social reuniu diversos serviços gratuitos à população e contou com a integração de todas as secretarias municipais e parcerias importantes, como a estabelecida com o governo estadual. “Conseguimos realizar 9.147 atendimentos e foi muito gratificante ver mulheres conseguindo realizar exames de mamografia, cidadãos recebendo atendimento odontológico e idosas e gestantes ganhando, de graça, repelentes para se protegerem”, enumera Cristina Quaresma, a secretária municipal de Assistência Social de Mesquita.
Segundo Cristina, um dos serviços mais procurados foi o de emissão de carteira de identidade, que foi possível graças à parceria estabelecida com a Fundação Leão XIII e o Detran. Também foi grande o número de munícipes que procurou o estande da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, para se inscrever no programa Minha Casa, Minha Vida. “Estou acompanhando a minha mãe, que quer realizar o sonho de comprar uma casa e viu nessas inscrições uma possibilidade”, contou Vanessa Lima, de 19 anos, moradora da Chatuba.
A ação social proporcionou à população o acesso a outros serviços públicos de assistência social, lazer e saúde, entre outras áreas. O público aproveitou, por exemplo, para cortar cabelo, cuidar das sobrancelhas, receber orientações sobre INSS e Procon e atendimentos do Programa Bolsa Família, ID Jovem e CadÚnico. “Estudo no curso de cabeleireira promovido pela prefeitura no Espaço Mulher Mesquitense e estou aqui como voluntária para cuidar da beleza e, principalmente, da autoestima da população. Essa participação é importante porque a gente acaba incentivando outras mulheres a buscarem uma formação e aproveitarem as oportunidades de cursos gratuitos que estão disponíveis na cidade”, disse Eliane Freire, de 30 anos, moradora de Santo Elias.
Moradora da Vila Emil, Rosimar Alves Correa da Silva, de 53 anos, levou a neta para a ação social. Enquanto garantiu sua vaga no exame de mamografia, a pequena Gabrielle, de apenas 4 anos, recebeu instruções sobre escovação dentária e também passou pela equipe que ficou responsável pela aplicação de flúor nos presentes. “Para mim, foi muito importante conseguir marcar e realizar esse exame. E, ao mesmo tempo, também foi bom para a minha neta, ela se divertiu e cuidou dos dentinhos dela. Nós duas estamos saindo felizes”, falou Rosimar.

error: Conteúdo protegido !!