Visão Geral – 05/08

Bola Cheia

Moradores da Rua Wilson Gomes de Oliveira, em Comendador Soares, estão rindo à toa. A via, antes esburacada, vem recebendo tratamento de choque aplicado pela Codeni e está ficando um brinco. “Não via a hora do GPS do meu carro parar de avisar que eu estava entrando em rua sem asfalto”, conta a dona de casa Liana Roberta, de 29 anos, moradora da Wilson Gomes, há 10 anos.

 

Bola Murcha

“Pega! Pega!”. Ontem, uma galera começou a gritar no Calçadão da Mirandela, em Nilópolis, depois que um pivete de aproximadamente 12 anos roubara a bolsa de uma senhora idosa, enquanto aguardava o sinal fechar para atravessar. O ladrão-mirim deu o bote e foi embora entre os carros, mostrando experiência na arte de roubar e fugir no trânsito em movimento.

 

Quando o ponto de ônibus
vira estacionamento

150804 H41Este flagrante é de um ponto de ônibus, que deveria estar tomado por passageiros das várias linhas que circulam pela Rua Lafayete Pimenta, paralela à linha do trem de Comendador Soares. A parada fica em frente à estação ferroviária e quase sempre está tomada por automóveis que improvisam estacionamento no espaço. Ontem, a reportagem do JH fotografou um veículo e logo em seguida outros três subiram na calçada e ‘se acomodaram’ atrás do que está na foto. “Um absurdo isso. Nosso lugar de esperar condução virou estacionamento”, reclamou a dona de casa Fernanda Oliveira, de 32 anos, moradora do Riachão. A via é servida pelas empresas, Nossa Senhora da Glória, Nilopolitana e Evanil. Há momentos que a fila é grande pelo retroceder do embarque e ainda pelas vans que também recolhem e deixam passageiros no local. “Nos horários de pico é preciso ter paciência”, reclama um motorista de ônibus, que pediu para não ser identificado.

 

 

Tucano sai da
CPI do Futebol

A CPI do futebol realizou ontem sua segunda reunião e com uma surpresa que não agradou seus integrantes. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) decidiu pedir afastamento da comissão. Apesar da vontade do tucano em se afastar, isso depende de acordo com seu partido. Para jornalistas, Dias disse que pretende participar da CPI do BNDES, que vai investigar empréstimos feitos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento. “Acho que é mais importante a minha presença na CPI do BNDES,
porque nesse caso ainda não tem nenhuma investigação em curso”, explicou o senador, considerado um especialista em CBF.

 

Dilma elogia Cuba

A presidente Dilma Rousseff disse que o programa ‘Mais Médicos’ teve dois efeitos importantes, que foram a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e a mudança e interiorização da formação de médicos no Brasil. “Tenho certeza que o ‘Mais Médicos’ engrandece o meu mandato”, afirmou na cerimônia que comemora os dois anos do programa. Ela fez um agradecimento especial aos médicos cubanos e ao governo de Cuba, pela, segundo ela, melhoria da assistência médica no Brasil.

 

Dilma elogia Cuba (2)

“Tenho obrigação de me referir à participação dos médicos cubanos, que deram mostra, junto com o governo cubano, de solidariedade, profissionalismo, atendimento humanizado”, declarou. “Quero agradecê-los e dizer que vocês estreitaram as relações entre Brasil e Cuba”. A presidente afirmou ainda que o Brasil continua dependendo de médicos formados no exterior para garantir o atendimento à população, mas que o engajamento dos médicos brasileiros é cada vez maior.

 

Começa corrida eleitoral no Fla

Na manhã de ontem, num evento que aconteceu em hotel do Rio de Janeiro, o
ex-vice-presidente de futebol na gestão de Eduardo Bandeira de Mello, Wallim Vasconcellos lançou sua candidatura à presidência do clube. O pleito acontecerá em dezembro e ele vai representar a chapa “Vencer, vencer, vencer”. O dirigente concedeu entrevista coletiva e disse não aceitar o rótulo de oposição, uma vez que entende que a maioria dos participantes de seu grupo fundou a “Chapa Azul”, que levou Bandeira à presidência em 2013. A chapa de Wallim chega forte e tem como um dos principais nomes Luiz Eduardo Baptista, o Bap, que era vice-presidente de Marketing na gestão de Bandeira. Bap era uma das figuras mais influentes da atual gestão até o primeiro semestre. “Agora temos que dar um foco ainda maior no futebol que foi o grande sacrificado nesses dois primeiros anos de ajuste fiscal”, afirmou Wallim.

 

MPF pede que o Inea
suspenda remoções

O Ministério Público Federal (MPF) em São João de Meriti enviou recomendação ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para que suspenda as remoções dos moradores da comunidade Parque da Liberdade, em Duque de Caxias, até que seja comprovado o cumprimento rigoroso pela entidade dos direitos dos moradores à informação, participação e moradia. As remoções estariam ocorrendo em razão das obras dos empreendimentos PAC Iguaçu e Projeto Transbaixada, que utilizam recursos da União.

 

MPF pede que o Inea
suspenda remoções (2)

Para esclarecer os moradores da comunidade, o Inea foi convidado pelo MPF a participar de uma audiência pública no dia 9 de setembro, às 14h, na sede da Associação de Moradores do Parque da Liberdade, em Caxias. Na ocasião, o Instituto deve apresentar as ações que serão executadas na comunidade que prevejam a necessidade de remoção, um diagnóstico e estudo de alternativas visando evitar ou minimizar a necessidade de deslocamentos involuntários de famílias, além de justificativas técnicas para remoção da população e uma proposta de Plano de Reassentamento e de medidas compensatórias.

 

MPF pede que o Inea
suspenda remoções (3)

Na recomendação, o MPF pede ainda que o Inea garanta os direitos à participação, informação e moradia das comunidades afetadas por obras realizadas pelo instituto em todo estado do Rio de Janeiro, especialmente quanto ao cumprimento das normas previstas pela Portaria Ministério das Cidades nº 317/2013.
O Inea tem 15 dias para se manifestar sobre o acatamento da recomendação. Caso o Instituto não cumpra as medidas solicitadas, o MPF poderá tomar as medidas judiciais cabíveis.

error: Conteúdo protegido !!