Japeri vive um dia de desafios para incentivar atividade física

A Prefeitura de Japeri participou nesta quarta-feira, dia 30, da 24ª edição do Dia do Desafio, maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas.
Jovens de todos os sexos e idades da cidade foram levados pela Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler) para o Ciep 207 (Gilson Amado), em Engenheiro Pedreira, e as quadras poliesportivas de Nova Belém, Alecrim e Marabá.
Na maratona de exercícios foram incluídos ginásticas, danças, como zumba, capoeira e jogos de futsal, sob orientação de professores do Sesc de Nova Iguaçu, que coordenaram as atividades em Japeri.
O Dia do Desafio é um projeto que já está em 3.188 cidades de 14 países, das quais 1.872 brasileiras. O projeto foi criado no começo da década de 1980, no Canadá. Com o passar dos anos, se consolidou e espalhou-se por todo o mundo.
O secretário de Esporte de Japeri, José Célio de Araújo, o Celinho, explicou que atualmente o Dia do Desafio é uma iniciativa promovida pela Unesco e apoiada pela International Sport and Culture Associaation (ISCA).
No Brasil, o projeto, hoje coordenado pelo Sesc, foi realizado pela primeira vez em 1995, em parceria com a The Association for International Sport For All (TAFISA).
Na avaliação de Celinho, o esporte é tudo de bom para que as pessoas possam ter muita disposição, melhor condicionamento físico, prevenir doenças e melhorar o bom humor.“Além do bem-estar que proporciona à saúde, o esporte também nos ajuda a retirar das ruas crianças, adolescentes e jovens em situação de risco”, explicou, frisando que a meta da Semetuler é preparar atletas que possam num futuro breve conquistar títulos e medalhas, em nível nacional e internacional, para o município de Japeri.
O município também oferece atividades de ginástica no Centro Cultural de Mucajá e no Ciep 207, para pessoas com deficiência. Diretor Regional do Sesc de São Paulo, Danilo Santos de Miranda explica que o Dia do Desafio oferece a oportunidade de mobilização coletiva, por meio da atividade física, para milhares de pessoas em cidades do mundo inteiro, em especial, no Continente Americano.“A competição e a cooperação garantem o fortalecimento das alianças e da integração. O trabalho conjunto, permite, de um lado, superar a abordagem individualista, valorizando o bem comum e, do outro, cria-se o ambiente para que as pessoas se contagiem para fazer escolhas individuais para sua rotina diária”, disse.

error: Conteúdo protegido !!