Saúde e Beleza – 06/08

Dia Estadual de Combate a Hanseníase

O município de Duque de Caxias foi escolhido pela secretaria ria estadual de Saúde para comemorar ontem, pela primeira vez, o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase. O evento, realizado no Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador, reuniu autoridades e profissionais de saúde, entre eles os secretários estadual e municipal de Saúde, Felipe Peixoto e Camillo Junqueira.
Os municípios de Queimados e Mesquita e São João de Meriti também celebraram a data. Com o objetivo de trabalhar a prevenção através da informação e realizar o diagnóstico de possíveis casos de hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados atuou na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Ao todo, a ação fez uma avaliação básica que consistiu em testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos de mais de 100 pessoas no local. Durante a avaliação, 50 casos suspeitos da doença foram encaminhados ao Programa Municipal de Hanseníase. Em Mesquita, a secretaria de Saúde fez campanha de prevenção à doença na Praça Darcy Ribeiro, em Edson Passos, e nos postos de saúde da rede municipal. Já em Meriti a ação de prevenção da hanseníase, com direito a teste e palestra, foi realizada na Praça José Amorim (antiga Três Poderes), Jardim Meriti.

 

Campanha contra osteoporose em Caxias

Em Duque de Caxias, a secretaria municipal de Saúde, lançou nova campanha de combate à osteoporose. Hoje e amanhã, médicos e enfermeiros irão realizar exames para o diagnóstico da doença, na Policlínica Hospital Duque de Caxias, no bairro Senhor do Bonfim. A ação é voltada especificamente para mulheres acima de 55 anos. As pacientes que apresentam indícios da doença são imediatamente encaminhadas para tratamento, com marcação de consulta para a próxima segunda-feira (10).
A osteoporose consiste na diminuição progressiva da densidade óssea, o que aumenta gradualmente o risco de fraturas. Normalmente é uma enfermidade que se manifesta com o envelhecimento. Ela atinge pessoas de ambos os sexos, porém é mais comum em mulheres, depois da menopausa. Além disso, há fatores que aumentam a probabilidade de uma pessoa ter osteoporose, como a deficiência na produção de hormônios, o uso de medicamentos à base de cortisona, a alimentação deficiente em cálcio e vitamina D, a baixa exposição à luz solar, a imobilização e o repouso prolongados, o sedentarismo, o tabagismo, o consumo de álcool, certos tipos de câncer e algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas. A Policlínica Hospital Duque de Caxias – Avenida Manuel Lucas, S/Nº, bairro Senhor do Bonfim. Hoje o atendimento acontece das 9h às 15h e amanhã das 8h às 12h.
Refeições saudáveis para quem malha

150805 H Saude

Pensando no crescimento fitness Baixada Fluminense, na saúde de quem malha e quem tem curiosidade de ter uma alimentação mais saúdável, a empresária Monique Michele acaba de inaugurar a segunda loja física da Expert Diet Fit. A empresa oferece refeições congeladas, onde em poucos minutos os clientes podem saborear um alimento com baixo valor calórico, livre de gorduras e substâncias que fazem mal para o organismo.
A Expert Diet Fit também funciona com entregas de kits. Eles são formados por 14 refeições, podendo ser variado. Sucos detox e saladas de frutas também fazem parte do cardápio, que além de balanceado, é feito com a supervisão de um nutricionista. Uma novidade são os kits especiais para a criançada. A linha kids oferece sete opções de refeição. Mais informaçõe pelo telefone (21) 2693-1994.

 

A importância do pilates na saúde do corpo

O pilates é uma prática antiga, criada em meados dos anos 20 pelo atleta alemão Joseph Pilates. Mas o método só ganhou força e popularidade depois que celebridades como Madonna, Sharon Stone e Sting revelaram serem adeptas do exercício. Apesar de o pilates ter invadido as academias, aonde muitos vão para perder peso, este não é o foco principal do método. O mais importante nesta técnica é fortalecer e tonificar os músculos e trabalhar a resistência do corpo. A prática do método pilates previne o aparecimento de lesões por esforço repetitivo, como artrose, bursite e tendinite, e auxilia no tratamento de pessoas com hérnia de disco, escoliose, quando não estão mais na fase aguda da doença. O pilates é indicado porque é uma atividade de baixo impacto nas articulações, feito com poucas repetições, com alongamento, flexibilidade e com um alto grau de percepção corporal.

error: Conteúdo protegido !!