Estudantes fazem caminhada no Parque Natural de Nova Iguaçu

– O meio ambiente não é apenas a floresta e os animais, mas sim todos os seres vivos, até mesmo os seres humanos. Então temos que cuidar e preservar a natureza-. O depoimento lúcido é de Juliete Bonfim da Silva, aluna do 8º ano da E.M. Estanislau Ribeiro do Amaral, no bairro Cerâmica, em Nova Iguaçu. A jovem de 13 anos foi uma das 150 crianças e adolescentes da rede pública de ensino que participaram de uma caminhada ecológica no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, na manhã desta sexta-feira (8), em comemoração aos seus 20 anos de fundação e a Semana Mundial do Meio Ambiente.
O parque, que tem entrada pelo Caonze e fica no limite com o município de Mesquita, é composto por 1.100 hectares de mata atlântica preservada. Apesar de estar localizado a poucos quilômetros do Centro de Nova Iguaçu, o local ainda é desconhecido de muitos iguaçuanos. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR) Fernando Cid, o desafio da prefeitura é atrair cada vez mais pessoas para que conheçam as belezas naturais da cidade.
– Precisamos mostrar o quão bonito é nosso patrimônio ambiental, por isso trouxemos estas crianças. Nossa região é conhecida e retratada pelas nossas tragédias e mazelas. Não que não as tenhamos, mas temos tantas coisas legais para serem mostradas que podem orgulhar nosso povo e servir de exemplo -, incentiva o secretário, que garante ser possível haver uma convivência harmônica entre o homem e a natureza. “Não há nenhuma contradição entre a preservação e a presença humana. É plenamente possível abrir o parque ao público e ao mesmo tempo mantê-lo conservado. Nosso objetivo é criar aqui uma cultura de preservação”.
E quem ficou encantada com o parque foi Daniele da Silva Felipo, de 15 anos, estudante do 8º amo da E.M. Estanislau Ribeiro do Amaral. Ela visitou a cachoeira e caminhou por todo o parque, mas o que mais chamou sua atenção foi um bicho-preguiça que descansava sobre uma árvore. “Eu nunca tinha visto um animal assim tão de perto. Achei muito legal”, conta, admirada, explicando que durante a caminhada ecológica que uma natureza bem preservada significa também mais saúde para todos. “Muitos acham que cuidar do meio ambiente é bobagem, mas nós aprendemos que o ar puro que respiramos depende disso”, conclui.
No domingo (10) o público terá mais um bom motivo para visitar o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. Além de fazer uma caminhada ecológica e respirar ar puro, os visitantes poderão assistir, gratuitamente, a uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense.

error: Conteúdo protegido !!