Caminhada com Orquestra Sinfônica na natureza

(Alziro Xavier)

Ar puro, atividade física e música de qualidade. Assim foi o domingo (10) de sol para centenas de pessoas que participaram do encerramento da 2ª Jornada Ambiental de Nova Iguaçu, evento em comemoração a Semana do Meio Ambiente e também aos 20 anos do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. O último dia de atividades foi marcado por uma caminhada ecológica pela Trilha da Varginha que terminou na antiga Pedreira São José, onde o público foi brindado com um espetáculo da Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense. Esta foi uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR).
Durante o percurso da trilha os participantes puderam comtemplar as belezas naturais dos 1.110 hectares de mata atlântica preservada do Parque Natural e também uma vista privilegiada da cidade. Já na pedreira, o público se emocionou com a Quinta Sinfonia de Beethoven e também cantou sucessos atuais como Despacito. Uma Feira da Roça também foi atração, com produtos frescos da agricultura local.
“Foi uma experiência fantástica reunir atletas, corredores e caminhantes nessa imensidão de verde do nosso parque natural para ouvir boa música de uma orquestra composta por jovens da Baixada. Muitas pessoas estiveram no parque pela primeira vez, ficaram surpresas com as belezas naturais e prometeram voltar. A prefeitura atingiu o objetivo de despertar esse patrimônio para que a população visite e ajude a preservar este local”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fernando Cid.
O evento de domingo reuniu não somente moradores de Nova Iguaçu, mas de várias outras cidades, inclusive de outros estados. Matheus Siqueira, 20 anos, veio de Juiz de Fora, em Minas Gerais, para caminhar e assistir ao espetáculo ao lado da namorada Thays Leal, 21. “Ela mora aqui em Nova Iguaçu e ficou sabendo da caminhada e da apresentação da orquestra na empresa onde trabalha. É uma experiência muito legal, valeu a pena”, garantiu Matheus. “A gente sabia da existência da Serra do Vulcão, mas não deste parque. Fazemos sempre trilhas em outras cidades, como a da Pedra do Telégrafo, no Rio, e é legal saber que temos aqui em Nova Iguaçu um lugar como esse”, completou Thays.

error: Conteúdo protegido !!