Três homens são presos ao resgatarem armas na Urca

Três homens foram presos em uma embarcação na Praia Vermelha, na Urca, Zona Sul do Rio, na noite de segunda-feira, após resgatarem parte do armamento utilizado no confronto entre facções e as forças de segurança, na mesma localidade, no último fim de semana. Wallyson Menezes Monteiro, Júlio Carlos de Souza e Murillo Vitoriano Gomes Se Souza Júnior são acusados de associação para o tráfico e porte ilegal de armas de uso restrito.

A ação, feita pelos agentes da 27ª DP e coordenada pelos delegados Marcus Amim e Victor Tuttman, apreendeu cinco fuzis calibre 762, cinco granadas, três pistolas de origem americana, grande quantidade de munição e carregadores de fuzil. Também foram encontradas roupas de camuflagem da mata.

Os três criminosos teriam ligação direta com a invasão da última sexta feira, na Urca. De acordo com Amim, eles só poderiam saber onde se encontrava o armamento se tivessem tido participação no confronto.

Imagens feitas pela Polícia Civil mostram o momento da prisão dos três homens e o armamento encontrado dentro do barco.

Amim destaca também que foi uma surpresa para a polícia encontrar esse tipo de armamento com os bandidos.

— Todo o equipamento bélico utilizado por eles são armamentos de ponta. Isso faz muita diferença na guerra entre facções e também para os confrontos com as forças de segurança, que sempre contam com um arsenal bélico muito inferior dos traficantes de drogas e dos roubadores daqui do Rio de Janeiro — afirmou o titular da 27ª DP.

Ainda de acordo com o delegado, a ação só foi possível porque a 27ª DP já investiga, há algum tempo, uma das facções criminosas que entrou em confronto com uma outra facção e as forças de segurança na comunidade da Babilônia, no Leme, Zona sul do Rio, no último fim de semana.

— Com a coleta de dados de inteligência e o cruzamento de elementos de informações provenientes de investigação da própria delegacia, ficou evidente que tal fato realizar-se-ia na noite de ontem, sendo certo que a rota escolhida seria a marítima — completou Amim.

Para recuperar o armamento escondido na mata, os bandidos saíram da Vila dos Pinheiros, uma comunidade ligada à mesma facção que domina o Morro da Babilônia. Eles seguiram pelo Canal do Cunha até a Baia de Guanabara, e chegaram à Praia Vermelha. Em seguida, os criminosos subiram o Morro da Urca, até a mata, e resgataram o armamento que estava escondido desde o último fim de semana.

— Já estávamos monitorando eles desde que saíram até a Praia Vermelha. Esperamos eles recuperarem o material bélico, e, nesse momento, efetuamos a prisão em flagrante – disse Amim.

Dos três bandidos envolvidos no crime, um estava pilotando o barco e os outros dois ficaram responsáveis pela recuperação do armamento. Todos eles têm antecedentes criminais.

Se condenados, os criminosos podem chegar a cumprir pena de oito a 21 anos por associação ao tráfico e de três a seis anos por porte ilegal de armas de uso restrito.

error: Conteúdo protegido !!