Dia Mundial de Conscientização contra violência à pessoas idosas

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), abriu na manhã na segunda-feira (11), as ações em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A atividade contou com uma ação na Policlínica Celestina José Ricardo Rosa, às 8h, com distribuição de panfletos e cartilhas para divulgar os canais disponíveis para denúncia de violência para o público. O objetivo foi o promover uma reflexão a respeito das condições das pessoas idosas no Estado que sofrem com a violência dos seus direitos.
De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde da Pessoa Idosa, Stephanie de França, é importante lembrar que a violência não está relacionada apenas à agressão física. A negligencia, cita ela como exemplo, é uma das formas de violência praticadas contra o idoso.“A ação tem um papel importante para sensibilizar a sociedade em prol do combate a violência contra a pessoa idosa, mais uma vez mostrando os canais de denúncia, através do disque 100 e o trabalho realizado de prevenção e valorização da pessoa idosa e o estimulo do convívio social”, destacou Stephanie.
Luiz Gonzales, de 73 anos, ressaltou a importância do evento. “Ações como essas é que ajudam a educar a população para que respeitem os idosos. Todos os dias somos violentados por meio de gestos e palavras, e isso tem que mudar. Quem não respeita seus velhos, não respeita ninguém”, afirmou.
Programação
A programação segue no dia 14 (quinta-feira) na UBS Nossa Senhora das Graças, na Avenida União, nº 673, em Santa Terezinha, às 8h, e na ESF Banco de Areia, às 13h. No dia 15, a ação acontece na ESF Edson Passos, às 9h. Dia 18, chega na ESF Santo Elias às 9h e o encerramento está marcado para o dia 29 (sexta-feira), na ESF Caixa D’Água, às 13h. Cada unidade irá desenvolver uma programação em alusão ao Junho Violeta.

error: Conteúdo protegido !!