Especialista da ONU alerta contra maus-tratos a idosos

A maioria dos abusos contra idosos não é registrada e por isso devemos denunciar qualquer suspeita de maus-tratos a idosos – A sugestão é Rosa Kornfeld-Matte, especialista em direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alertar a a população sobre o Dia Mundial de Sensibilização Sobre Maus-Tratos a Idosos, comemorado hoje (15). Ela recomendou que esses casos devem ser denunciados.
Kornfeld-Matte disse os abusos econômicos a essa categoria está invisível e teme que o problema possa crescer diante o envelhecimento da sociedade. Segundo ela, a maioria dos abusadores são membros da própria família do idoso e, por isso, a situação é especialmente delicada. “É difícil, inclusive, para os profissionais distinguir as coações, as fraudes, a falta de consentimento nestes casos”, avaliou. “O idoso acredita que o abusador, de alguma forma, tem o direito sobre os seus bens ou querem compensar aqueles que cuidam ou dedicam seu tempo e atenção”, observa a especialista.
Ainda segundo ela, as denúncias contra abusos a pessoas idosas ainda são muito poucas, em virtude da vítima ter mede de represálias ou da falta de cuidados e atenção por parte do abusador.

error: Conteúdo protegido !!