Advogado nilopolitano recebe Medalha Pedro Ernesto

Honraria foi concedida pelo vereador Célio Lupparelii: “Madeira honra o nosso município”
(Foto: Renan Olaz/CMRJ)

Os acordes de Lamartine Babo esboçados no hino do Flamengo ecoavam pelo Palácio Pedro Ernesto, onde está instalada a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. A execução da música foi a trilha sonora para que  o advogado tributarista e professor universitário nilopolitano, Anderson Soares Madeira, recebesse, emocionado, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto – a condecoração máxima oferecida pela capital. A solenidade foi presidida pelo autor da homenagem, o vereador Célio Luparelli (DEM) e contava com a presença familiares, ex-alunos e companheiros de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Luparelli, na década 1980 ministrava aulas de Biologia para o ensino médio. Entre os milhares de alunos esteve Madeira, que, décadas depois, foi professor do vereador quando este cursou Direito. “Esta casa é cautelosa na escolha de seus homenageados. Temos o cuidado de que aqueles que recebem essa homenagem sintam o peso da responsabilidade. Saibam que a honraria refere-se a importância que suas obras representam à sociedade. Madeira [que atualmente mora no Méier] honra o nosso município com seu notório saber jurídico, que abrilhanta a advocacia e magistério em nossa região”, disse.

Madeira acompanhado da esposa Daniele e dos filhos Lucas e Pedro
(Foto: Divulgação)

Em seu discurso, Madeira revisitou memórias: “Há 25 anos estive nessa casa acompanhando uma homenagem como essa. Estava ao lado do meu pai, na galeria. Lembro-me de que à época pensei: é possível que alguém irrelevante seja homenageado dessa forma? Minha resposta hoje continua sendo a mesma. Certamente não. Estou muito feliz pela vida ter me conduzido a essas circunstâncias. Entretanto, minha maior glória não é ter acumulado títulos e feitos. Dessa cadeira, vejo dezenas de amigos que vieram de longe só para me prestigiar. São vocês, e minha família, as maiores bênçãos que Deus me concede nesta noite”, disse Madeira.
Jorge Rosenberg, presidente da OAB Nova Iguaçu, comentou a relevância de Madeira na academia. “Além de um grande jurista e advogado, Madeira é um grande professor. Essas características engrandecem a classe dos advogados. O título é merecido”, concluiu.
A solenidade foi seguida do lançamento da quarta edição do livro “Lei da Execução Fiscal“. Publicada pela editora Lumen Juris, a obra é uma das cinco publicações que tem o advogado como autor e já foi mencionada em decisões de tribunais. Madeira graduou-se em Direito na Universidade Iguaçu (UNIG), onde também fez mestrado e iniciou a vida como professor. Também passou pela Universidades de Valença, Cândido Mendes, de Barra Mansa, pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ).
Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário, foi integrante da Banca de Exame da OAB/RJ. É professor convidado do programa Saber Direito, exibido pela TV Justiça, emissora do Supremo Tribunal Federal. É também diplomado no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG).

Davi Boechat

error: Conteúdo protegido !!