Nesta quinta-feira (21), o Cineclube Direito em Movimento vai exibir, a partir das 18h30min, no Cine Odeon, a pré-estreia do filme Auto de Resistência, eleito o melhor documentário do festival É Tudo Verdade deste ano. A exibição será acompanhada de debate com a diretora do documentário, Natasha Neri, o defensor público Daniel Lozoya, o advogado Rodrigo Mondego, a presidente da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Victoria Sulocki, e representantes das Mães de Manguinhos e da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência. A mediação do debate será da jornalista Flávia Oliveira.
O evento é gratuito é a distribuição de ingressos será feita por ordem de chegada, a partir das 17h30min, no Cine Odeon, na Cinelândia. Cada pessoa poderá retirar apenas um ingresso. Esta edição do Cineclube Direito em Movimento é organizada pela Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ), Defensoria Pública do Estado do Rio, IAB e pela produção do filme.
O filme é um acompanhamento de casos de homicídios cometidos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro classificados como “autos de resistência”, ou seja, supostamente praticados em legítima defesa. De acordo com o documentário, durante a tramitação desses inquéritos e processos nas instituições do Sistema de Justiça, as investigações são precárias, faltam perícias e a versão policial que incrimina o morto costuma prevalecer, fazendo com que a maior parte dos casos seja arquivada.
A obra retrata o embate de versões no julgamento de casos nas varas dos Tribunais do Júri da cidade do Rio, os bastidores das investigações policiais e a luta de familiares de vítimas da violência policial por justiça. O longa acompanha, ainda, a Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio para apurar o alto índice de mortes decorrentes da ação policial.
A estreia nacional de Auto de Resistência será no dia 28 de junho.