Coluna – Marcus Lauria – 23/06

SUZUKI DIVULGA IMAGENS OFICIAIS DO NOVO JIMNY

A Suzuki revelou imagens do novo Jimny antes da apresentação oficial marcada para o dia 5 de Julho. A quarta geração do pequeno (mas extremamente competente) 4×4 substituirá um modelo que foi lançado há cerca de 20 anos. O formato quadrangular foi mantido, uma decisão que deverá ser bem recebida pelo público em geral.

A série de imagens, publicada no site oficial da marca, mostra diversas versões do novo Jimny, incluindo umas com acabamento bicolor. Apesar do design geral ter se mantido inalterado, a Suzuki introduziu algumas modificações com a intenção de atribuir um caráter contemporâneo sem trair a essência original do pequeno jipe. O interior foi sujeito a modificações mais significativas e o tablier passou a contar com uma tela touchscreen central.

De acordo com especificações técnicas preliminares, a versão JDM do novo Jimny disponibilizará dois motores, um pequeno bloco de 660 cc e outro de 1.5 litros. Será possível optar entre uma caixa manual de 5 velocidades e uma automática de 4. A lista de equipamento inclui cruise control, botão start/stop, volante multifuncional e ar-condicionado. Em termos de segurança, os ocupantes beneficiarão de um sistema de frenagem de emergência autónoma. Adicionalmente, os clientes poderão escolher entre rodas de 15 e 16 polegadas.

YAMAHA ALTER É A MAIS NOVA YARD BUILT DA MARCA

Sobre a base de uma Yamaha XSR900 Dab Motors criou uma moto exclusiva, a Alter. É a última preparação do programa Yard Built da Yamaha, uma naked minimalista. A Dab Motors é uma empresa de preparação de Biarritz e criou uma fantástica naked com desenho radical. Da XSR900 apenas fica o chassis basculante e o motor tricilindrico 4T, LC, 12V, DOHC, IE de 115 cv.

Os restantes dos componentes são de desenho próprio ou do mercado paralelo. Tem um novo subchassis de fundição em alumínio e novos componentes muito especiais.

Utiliza um escape diferente e artesanal, suspensões com mono-amortecedor e cartucho Öhlins e freios Brembo de monobloco. A bomba de freio dianteira é da Brembo, com recipiente de liquido Rizoma. Os discos são os de série. As rodas são em fibra de carbono.

OPEL NÃO FABRICA MAIS A ZAFIRA E O GTC

O grupo PSA decidiu acabar com a produção dos seus modelos Zafira e GTC devido à queda no número de vendas. A comercialização dos modelos não cessará de imediato já que ainda existem unidades em estoque, mas o plano é não produzir mais nenhum exemplar. Esta decisão insere-se na nova realidade da marca que deixou a General Motors e passou a ser dirigida pelo grupo francês.

O esportivo GTC tem como base a geração anterior do Astra e, como não sofreu nenhuma renovação, encontra-se obsoleto para os padrões atuais – lembre-se que o seu sucesso se deveu a um público bastante mais jovem.

Já o Zafira, um dos MPV mais representativos e compactos da marca, sofreu com a popularidade crescente dos SUV e crossovers. O seu lugar deixado vago deverá ser ocupado pelo Opel Combo Life com capacidade para até 7 pessoas.

error: Conteúdo protegido !!